Proex e Agifes marcam presença em apresentação dos projetos para tecnologia, empreendedorismo e inovação do Campus Aracruz

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e a Agência de Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Agifes) marcaram presença em apresentação do Plano de Ação do Ecossistema de Inovação e no lançamento do Núcleo Incubador do Campus Aracruz, realizado pelo Ifes – Campus Aracruz, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDE/PMA), nesta terça-feira (11). Estiveram presentes o Pró-reitor de Extensão, Lodovico Ortlieb, o Diretor da Agência de Inovação, Humberto Brotto, o Diretor de Relações Empresariais e Extensão Comunitária, João Paulo do Carmo e o Coordenador Sistêmico da Incubadora, Leandro Vianna.

O evento contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas e buscou mostrar a inovação como cooperação, criatividade e apoio às boas ideias para que se transformem em projetos, startups e empresas, que virão para gerar renda e atender os desafios da cidade. O Diretor Geral do Campus Aracruz, Leandro Bitti, agradeceu a todas as instituições de ensino, arranjo produtivo e, também, ao poder público pela participação no evento e ainda ressaltou que a inovação e o empreendedorismo são uma pauta institucional. “A gente está à disposição, aqui também no campus Aracruz, para todos que querem entender, gerar emprego, gerar renda, gerar desenvolvimento do nosso município e para nossa região”, ponderou.

O Pró-reitor de Extensão, Lodovico Ortlieb, explicou que o Ifes é conhecido pelo ensino, pesquisa e extensão de qualidade e, por conta de novas demandas da sociedade, também será oportunizado a Cidade da Inovação. “O grande objetivo é gerar negócios. Aí entra o empreendedorismo e a inovação. O que os atores vão fazer, essencialmente, é operar políticas de inovação, projetos e ações de inovação para o desenvolvimento de serviços, produtos e processos de alto valor agregado e que contribuam para um novo ciclo de desenvolvimento socioeconômico do nosso estado”, frisou.

O Coord. Sistêmico da Incubadora do Ifes, Leandro Vianna, participou de um painel no evento, em que apresentou os três pilares do trabalho da Agifes, quais sejam: serviços tecnológicos, propriedade intelectual e a incubadora de empreendimentos. Ele aproveitou a oportunidade do lançamento da Incubadora do Ifes no Campus Aracruz para destacar que “a Incubadora do Ifes é a maior da Rede Federal em número de empreendimentos incubados e empreendedores atendidos”. Em seguida, pontuou que hoje a Incubadora do Ifes está presente em 13 campi no Espírito Santo. “A gente está presente do norte do Estado, em Nova Venécia e São Mateus até o sul do Estado, em Cachoeiro e Alegre, levando empreendedorismo e inovação a todas as microrregiões do nosso Estado”, concluiu.

A Diretora de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão (DPPGE) do Campus Aracruz, Tatiana Fortunato, disse que as expectativas com a implantação do Núcleo Incubador é criar um ambiente de apoio ao desenvolvimento de novas ideias conectadas com as demandas da sociedade, fomentar o empreendedorismo, trabalho em equipe e proporcionar aos alunos e servidores a troca de experiências inovadoras, aliando teoria e prática. “Além de propiciar e acompanhar soluções para os desafios propostos, gerar várias oportunidades de negócios que inspire esta e as futuras gerações. E, que se consolide como ambiente inovador e sustentável para a construção de uma sociedade melhor”, finalizou.

Além da presença de membros da Proex, Agifes e Campus Aracruz, estiveram também, como parceiros, os representantes do Governo do Estado do Espírito Santo, da Prefeitura Municipal de Aracruz, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (SEBRAE-ES), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Espírito Santo (SENAC-ES), do Banco do Nordeste do Brasil S.A, do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (SENAI/SESI – ES), da Portocel, da Associação Movimento Empresarial Aracruz e Região (Amear) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE-Aracruz).

2 Comentários. Deixe novo