Agentes de Inovação do Ifes

O projeto “Agentes de Inovação no Ifes” está vinculado institucionalmente ao Programa de Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual do Ifes. Tem como fundamento incentivar a atuação de servidores do Ifes para o atendimento nas unidades do Ifes a projetos com potencialidades de inovação e registros de propriedade intelectual (quando for o caso) e promover a geração, o desenvolvimento, a apropriação e a transferência de tecnologias.

Busca executar um plano de ações para ampliar o incentivo por meio de atividades em projetos voltados à promoção do empreendedorismo inovador, associados ao ensino, pesquisa aplicada e extensão tecnológica, inserido nas finalidades e missão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal), instituídas pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, além do preconizado pela Lei 10.973/2004 (Lei de inovação) e sua atualização dada pela Lei 13.243/2016.

Este projeto está diretamente integrado com o objetivo 07 do Programa supra- “Executar capacitação, treinamento e atuação dos Agentes de Inovação, de modo a promover a cultura de inovação e do empreendedorismo, a prospecção de projetos inovativos, propiciando suporte e protagonismo local.”

Destaca-se que com a atuação dos “Agentes de Inovação do Ifes” integrado ao programa mencionado espera-se alcançar melhorias na capacidade de atendimento das demandas de pesquisa aplicada, extensão tecnológica e projetos de inovação, atendimento inicial nas unidades do Ifes com orientações e encaminhamentos sobre propriedade intelectual e transferência de tecnologia, participação de alunos e parceiros externos em atividades educacionais voltadas a formação da cultura de inovação, informações tecnológicas patentárias e oportunidades profissionais para a formação de discentes e servidores, além de criar melhores condições para a prospecção de projetos inovadores nos territórios de atuação do Ifes.

Informações do projeto de extensão

Processo: 23147.000866/2021-98
Título: Agentes de Inovação do Ifes
Campus: Reitoria
Coordenador: Prof. José Claudio Valbuza

Promover a atuação institucional de Agentes de inovação do Ifes para o atendimento local das unidades do Ifes em atividades relacionadas à inovação e extensão tecnológica, em consonância com as demandas expressas do respectivo Arranjo Produtivo Local (APL), com vista a ampliar a prospecção tecnológica e captação de projetos de inovação tecnológica para gerar novas oportunidades a alunos, servidores e comunidade.

  • Capacitar servidores do Ifes para a finalidade de atuação enquanto Agente de Inovação do Ifes, e suporte colaborativo junto à Agifes.

  • Promover melhores condições nos atendimentos relacionados à inovação e extensão tecnológica das unidades do Ifes, bem como atividades envolvendo a Agifes (NIT-Ifes) e seus parceiros estratégicos.

  • Estimular a participação de servidores para as oportunidades de captação de projetos de inovação tecnológica, para a ampliação da relação dialógica junto a atores dos respectivos APL’s e integração com a vocação tecnológica das unidades do Ifes.

  • Estimular a formação de Agentes de Inovação do Ifes para a organização de atividades locais e em Rede Institucional, além de ampliar a cooperação junto a programas gerenciados junto a Agifes (NIT-Ifes) e seus parceiros.

  • Incentivar a atuação dos Agentes de Inovação integrado aos ambientes favoráveis à geração de novos empreendimentos (Incubadora do Ifes, Polo de Inovação, Laboratórios, etc), com destaque para o atendimento local às demandas relacionadas à Propriedade Intelectual (quando houver), para organizar e oferecer melhores condições a este trabalho nas unidades do Ifes.

  • Fortalecer o desenvolvimento da cultura de inovação no Ifes.

NOSSAS AÇÕES
Menu