Vitrine Tecnológica

Utilização de resíduo de mármore como dessulfurante de ferro-gusa e aço
CARACTERÍSTICAS INOVADORAS DA TECNOLOGIA

A presença do Mgo no resíduo também é um ponto favorável à utilização do resíduo, diminuindo o desgaste de refratário durante o processo de dessulfuração, que também é à base de MgO.

Não é necessária a utilização da cal virgem na mistura dessulfurante.

Os gases gerados na decomposição dos carbonatos aumentam a agitação do sistema, favorecendo o transporte de massa e a dessulfuração.

RESUMO

Refere-se a utilização industrial de uma mistura de resíduo de mármore fluorita como dessulfurante de ferro-gusa e aço. Esta mistura será feita retirada do resíduo de mármore seus local de armazenamento, e este é conduzido para o silo de armazenamento de resíduo de mármore. A partir deste ponto o material poderá seguir duas rotas: No primeiro caso, se a mistura resíduo mais fluorita for briquetada, o resíduos juntamente com a fluorita contida em outro silo, serão adicionados em um misturador, de preferência de paletas, mas que pode ser giratório, horizontal ou vertical. A seguir será adicionado também no misturador o aglomerante que também será armazenado em um silo.

Os briquetes produzidos serão armazenados em um depósito de briquetes; No caso em que a mistura será utilizada na forma de finos, após o armazenamento do resíduo em um silo, este será misturado com a fluorita também armazenada em um silo em um misturador, que poderá ser o mesmo utilizado para a preparação das misturas a serem briquetadas. Após este processo a mistura em pó será então encaminha para um silo de armazenamento. Esta mistura, na forma de pó ou na forma de briquetes, será então adicionada preferencialmente na panela de gusa, mas podendo também se utilizada no carro torpedo ou na panela de aço, para realizar a dessulfuração.

INVENTORES

José Roberto de Oliveira
Felipe Nylo de Aguiar
João Bosco de Barros
Pedro José Nolasco Sobrinho

STATUS DA TECNOLOGIA

Patente concedida
Disponível para negociação

TITULARIDADE

Instituto Federal do Espírito Santo

CÓDIGO DA TECNOLOGIA

PI003-GUSA-ACO

MAIS INFORMAÇÕES

agifes@ifes.edu.br
(27) 3357-7542

Menu