Vitrine Tecnológica

Sistema de transporte autônomo rodoviário por ferrovias virtuais
CARACTERÍSTICAS INOVADORAS DA TECNOLOGIA

Sistema real de transporte rodoviário que opera de modo similar a uma ferrovia e é capaz de transportar cargas e pessoas entre estações de modo autônomo.

Veículos equipados com sensores e computadores para se auto-dirigir, guiado por trilhos virtuais de uma estação a outra.

RESUMO

A presente invenção refere-se a um sistema de transporte rodoviário autônomo baseado em veículos autônomos operando de maneira similar a trens em ferrovias. Neste sistema, um veículo rodoviário comum, como carro, ônibus ou caminhão, pode ser devidamente equipado com sensores e computadores para se auto-dirigir, guiado por trilhos virtuais de uma estação a outra.

Uma ferrovia virtual é construída a partir de um conjunto de estações interligadas por trilhos virtuais. Os trilhos virtuais podem ser qualquer tipo de técnica ou equipamento capaz de guiar o veículo pelo centro da rodovia de modo autônomo, como por exemplo, técnicas avançadas de mapeamento e localização ou ímãs instalados sob o pavimento. As estações servem como ponto de partida e parada para os veículos.

INVENTORES

Felipe Nascimento Martins