Vitrine Tecnológica

Sistema automático de posicionamento de amostras para ensaio de impacto charpy
CARACTERÍSTICAS INOVADORAS DA TECNOLOGIA

O problema a ser resolvido pela invenção é como fornecer uma série de amostras nas mesmas condições térmicas para uma série de ensaios de impacto Charpy.

A novidade é que na câmara de resfriamento e aquecimento com geometria de um sólido de revolução ou de um cilindro.

O funcionamento da câmara se baseia no princípio de um tambor de revólver.

RESUMO

A presente invenção refere-se a um sistema automático de posicionamento de amostras para ensaio de impacto charpy para ser adicionado a máquinas desse tipo de ensaio, funcionando tanto para o aquecimento como resfriamento de amostras em um ambiente controlado, com consequente retirada da amostra deste ambiente para posicionamento da mesma na base de apoio onde será impactada por um pêndulo dotado de um cutelo.

Este invento permite a execução de um ensaio de impacto de uma maneira mais simples e rápida, visto que o processo usufrui de um sistema automático capaz de transportar o corpo de prova com a temperatura desejada e ainda posicioná-lo para o impacto dentro da faixa de tempo estabelecida. Outra vantagem da invenção é que esse sistema pode ser acoplado a um vasto número de máquinas de impacto sem alteração construtiva das mesmas e com a ocupação de pouco espaço.

INVENTORES

Christian Mariani Lucas dos Santos
Claudio Patrocinio Junior
Sávio Cuzzuol de Oliveira
Silas Gambarine Soares

STATUS DA TECNOLOGIA

Patente concedida
Disponível para negociação

TITULARIDADE

Instituto Federal do Espírito Santo

CÓDIGO DA TECNOLOGIA

PI005-CHARPY

MAIS INFORMAÇÕES

agifes@ifes.edu.br
(27) 3357-7542

Menu