Vitrine Tecnológica

Processo de utilização de resíduo de mármore na fabricação de pelotas siderúrgicas
CARACTERÍSTICAS INOVADORAS DA TECNOLOGIA

Permite a diminuição da utilização do calcário dolomítico sendo esse, substituído pelo resíduo de mármore.

Relevante ambientalmente pois contribui para que os resíduos tenham destinação apropriada na indústria siderúrgica.

Processo patenteado para fabricação de ferro-gusa.

RESUMO

A patente refere-se ao processo de utilização de resíduos de mármore gerados no processo de desdobramento dos blocos nos teares, também chamado de serragem ou corte dos blocos, na fabricação de pelotas a serem usadas na fabricação de ferro-gusa em altos-fornos. A utilização do resíduo de mármore representa uma diminuição nos custos de produção nos processo de fabricação de pelotas de ferro-gusa.

A presente invenção apresenta um resultado tão relevante à importância financeira, quanto à importância ambiental, pois é uma alternativa para substituição do calcário na produção de pelotas de interesse siderúrgico, objetivando a diminuição da extração de calcário, no estado do Espírito Santo, e, consequentemente, a preservação do meio ambiente.

INVENTORES

José Roberto de Oliveira