Vitrine Tecnológica

Processo de separação e briquetagem da parte metálica contida em resíduos provenientes do corte de rochas ornamentais
CARACTERÍSTICAS INOVADORAS DA TECNOLOGIA

Briquetagem da mistura resultante do misturador, para a produção dos briquetes e sua armazenagem em um depósito.

Utiliza separador magnético do tipo tambor, podendo também ser utilizado do tipo disco ou de carrossel.

Separação magnética como via para obtenção de um concentrado de material ferromagnético e posterior produção de briquete.

RESUMO

Refere-se a um processo industrial de fabricação de briquetes a partir da parte metálica contida no resíduo proveniente do corte de granito ou mármore. Esta parte metálica será obtida através do processamento do resíduo destas rochas ornamentais em um separador magnético de baixa intensidade, a úmido, preferencialmente do tipo tambor, podendo ser também do tipo disco ou carrossel. O resíduo, misturado ou não à água , é carregado para uma câmara no interior do separador magnético , onde é submetido à ação do campo magnético.

A parte metálica, captada pela ação deste campo, é separada dos óxidos e levada para um recipiente onde será armazenada temporariamente. Em seguida, a parte metálica, através de um misturador , será misturada e homogeneizada com um aglomerante e, então, será briquetada em uma briquetadeira de rolos. Desta forma, este material poderá retornar ao setor produtivo, para a produção de aço, uma vez que sua composição química é muito próxima às dos aços comercias. E os óxidos que não são capitados pelo campo magnético, saem da câmara do separador por outra saída.

INVENTORES

José Roberto de Oliveira
Itamar de Mori Cesario

STATUS DA TECNOLOGIA

Patente concedida
Disponível para negociação

TITULARIDADE

Instituto Federal do Espírito Santo
Fundação de Ampara à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo
Servigran Indústria e Comércio

CÓDIGO DA TECNOLOGIA

PI001-SERV

MAIS INFORMAÇÕES

agifes@ifes.edu.br
(27) 3357-7542

Menu