Vitrine Tecnológica

Processo de aproveitamento do resíduo proveniente da extração e beneficiamento de mármore, e resíduos contendo óxido de ferro como desfosforante de ferro-gusa
CARACTERÍSTICAS INOVADORAS DA TECNOLOGIA

Processamento de uma mistura de finos de resíduo de mármore e de resíduos contendo óxidos de ferro.

Eliminação da necessidade da utilização da cal virgem na mistura desfosforante.

Elimina a necessidade de utilização de oxigênio gasoso, pois utiliza como fonte de oxigênio, óxidos de ferro (FeO, Fe2O3, Fe3O3).

RESUMO

Refere-se a obtenção e utilização industrial de uma mistura de resíduo de mármore e resíduos contento óxidos de ferro como desfosforante de ferro-gusa e aço. Esta mistura será feita pela retirada do resíduo de mármore e dos resíduos siderúrgicos do local de armazenamento, sendo conduzidos para silos de armazenamento. A partir deste ponto o material poderá seguir duas rotas: No primeiro caso, se a mistura for briquetada, os resíduos juntamente com a fluorita contida em outro silo.

Esta mistura será feita em proporções que dependerá do teor de fósforo inicial contido no metal(ferro-gusa ou aço), do teor final de fósforo desejado e da composição química dos resíduos usados. A seguir será adicionado aglomerante armazenado em um silo preferencialmente a cal hidratada na quantidade preferencialmente de 2% do peso da mistura. Esta mistura juntamente com água, armazenada em uma caixa d’água preferencialmente na quantidade de 7% do peso da mistura, são adicionados em um misturador, de preferência de paletas e depois de homogeneizadas são conduzidas para um silo de mistura da mistura a ser briquetada.

INVENTORES

José Roberto de Oliveira
João Bosco de Barros
Pedro José Nolasco Coutinho
Elsomar Biancardi Guimarães de Oliveira

STATUS DA TECNOLOGIA

Patente concedida
Disponível para negociação

TITULARIDADE

Instituto Federal do Espírito Santo

CÓDIGO DA TECNOLOGIA

PI002-GUSA

MAIS INFORMAÇÕES

agifes@ifes.edu.br
(27) 3357-7542

Menu