Vitrine Tecnológica

Método para produção de componentes de austenita expandida via nitretação e metalurgia do pó
CARACTERÍSTICAS INOVADORAS DA TECNOLOGIA

A austenita expandida é obtida a partir de pós do aço AISI 316 ou do aço AISI 304 submetidos a um tratamento termoquímico de nitretação a
plasma.

A compactação dos pós objetiva dar a forma final ao produto e reduzir ao máximo toda porosidade.

Alternativa para produtos acabados cuja aplicação requer elevada dureza, resistências ao desgaste abrasivo e corrosão num volume como um todo, com custo de produção relativamente baixo.

RESUMO

Refere-se a presente invenção à nitretação de pós metálicos com o objetivo de formar austenita expandida, conhecida também como Fase-S, seguida de compactação e sinterização, com o objetivo de se obter componentes ou peças de austenita expandida. Mais precisamente trata-se do método para produção de austenita expandida em pó seguida de sua compactação e posterior sinterização para obtenção de determinado produto acabado, na forma de, por exemplo, um componente mecânico.

Em algumas aplicações é necessário após tratamento termoquímico manter o núcleo do componente dúctil. É desejável a obtenção de componentes que possuem alta dureza superficial e um núcleo dúctil capaz de absorver energia mecânica, o que evita a falha do componente por fratura frágil. Para outras aplicações onde se exigem componentes que apresentem simultaneamente alta resistência superficial e alta resistência no núcleo, dada a dificuldade de obtenção de componentes com tais características por meio dos tratamentos térmicos/termoquímicos usuais, recomenda-se a substituição do material utilizado na confecção do componente por outro material, como por exemplo, metal duro ou material cerâmico, de elevados custos.

INVENTORES

Adonias Ribeiro Franco Junior
Luciano Gianizeli Rodrigues

STATUS DA TECNOLOGIA

Patente concedida
Disponível para negociação

TITULARIDADE

Instituto Federal do Espírito Santo

CÓDIGO DA TECNOLOGIA

PI007-AUSTE

MAIS INFORMAÇÕES

agifes@ifes.edu.br
(27) 3357-7542

Menu