Vitrine Tecnológica

Método para produção de componentes de austenita expandida via nitretação e metalurgia do pó
CARACTERÍSTICAS INOVADORAS DA TECNOLOGIA

A austenita expandida é obtida a partir de pós do aço AISI 316 ou do aço AISI 304 submetidos a um tratamento termoquímico de nitretação a
plasma.

A compactação dos pós objetiva dar a forma final ao produto e reduzir ao máximo toda porosidade.

Alternativa para produtos acabados cuja aplicação requer elevada dureza, resistências ao desgaste abrasivo e corrosão num volume como um todo, com custo de produção relativamente baixo.

RESUMO

Refere-se a presente invenção à nitretação de pós metálicos com o objetivo de formar austenita expandida, conhecida também como Fase-S, seguida de compactação e sinterização, com o objetivo de se obter componentes ou peças de austenita expandida. Mais precisamente trata-se do método para produção de austenita expandida em pó seguida de sua compactação e posterior sinterização para obtenção de determinado produto acabado, na forma de, por exemplo, um componente mecânico.

Em algumas aplicações é necessário após tratamento termoquímico manter o núcleo do componente dúctil. É desejável a obtenção de componentes que possuem alta dureza superficial e um núcleo dúctil capaz de absorver energia mecânica, o que evita a falha do componente por fratura frágil. Para outras aplicações onde se exigem componentes que apresentem simultaneamente alta resistência superficial e alta resistência no núcleo, dada a dificuldade de obtenção de componentes com tais características por meio dos tratamentos térmicos/termoquímicos usuais, recomenda-se a substituição do material utilizado na confecção do componente por outro material, como por exemplo, metal duro ou material cerâmico, de elevados custos.

INVENTORES

Adonias Ribeiro Franco Junior