Vitrine Tecnológica

Composição farmacêutica compreendendo ftalocianina de índio encapsulada em nanoesferas de um polímero e seu processo de preparo com controle das propriedades nanoparticuladas
CARACTERÍSTICAS INOVADORAS DA TECNOLOGIA

Composição consistindo InPc, sendo um fotossensibilizador hidrofóbico, que na invenção encontra-se encapsulado em nanoesferas de PLGA-PEG.

Indicada para tratamento de doenças oncológicas e não oncológicas, através de fotossensibilizadores hidrofóbicos encapsulados em nanoesferas de PLGA-PEG.

Administração via intravenosa seguida por irradiação da área doente, para fotooxidação das biomoléculas.

RESUMO

A patente de invenção reivindica uma composição farmacêutica para uso em quimioterapia fotodinâmica de tumores compreendendo uma quantidade efetiva do fotossensibilizador junto com um carreador farmacêutico. A composição farmacêutica é caracterizada por apresentar a ftalocianina de índio (InPc) encapsulada em nanopartículas poliméricas, preferencialmente em polímero PEGlado do copolímero de ácido glicólico-co-ácido lático (PLGA-PEG) que apresenta circulação sanguínea prolongada e que apresenta tamanhos inferiores a 200 nm.

A invenção compreende uma série de parâmetros usados no preparo das nanopartículas poliméricas que afetam as propriedades nanoparticuladas como tamanho das partículas, eficiência de encapsulação do fotossensibilizador InPc, eficiência de recuperação das nanopartículas e porcentagem residual de emulsificante, fato que interfere na eficácia do fotossensibilizador encapsulado em reduzir as células tumorais.

INVENTORES

André Romero da Silva
Carlos Augusto Zanoni Souto

STATUS DA TECNOLOGIA

Patente concedida
Disponível para negociação

TITULARIDADE

Instituto Federal do Espírito Santo

CÓDIGO DA TECNOLOGIA

PI004-NANO

MAIS INFORMAÇÕES

agifes@ifes.edu.br
(27) 3357-7542

Menu