Representante do Núcleo Incubador Colatina visita Vale do Silício

O servidor Ronis Faria de Souza compartilhou sobre a experiência de imersão.

O Vale do Silício é o ecossistema de inovação mais reconhecido e revolucionário na área de tecnologia. Localizado na Califórnia, Estados Unidos, a região abriga as sedes das principais empresas de tecnologia do mundo, como Google, Apple e Meta. O servidor Ronis Faria de Souza, coordenador adjunto do Núcleo Incubador Colatina, teve a oportunidade de conhecer esse ambiente e compartilhou como a experiência pode agregar para o desenvolvimento de ambientes inovadores no Instituto Federal.

A viagem, que foi financiada com recursos privados, contou com um amplo roteiro desde as históricas garagens da HP e da Apple à Universidade de Stanford. “Além dessas visitas, foi incrível estar no Google, Microsoft, Facebook (Meta) e na Tesla. A experiência de guiar um veículo 100% elétrico e semi-autônomo foi demais. Do ponto de vista acadêmico, a aula de campo em Stanford foi o ponto alto da programação. Todas essas gigantes da tecnologia mantém ligação com a universidade por meio do ambiente de apoio que receberam para se desenvolverem. Para ficar num único exemplo, o Google teve muito do seu desenvolvimento inicial ligado à jornada acadêmica de um de seus fundadores, o Larry Page”, destaca Ronis.

O coordenador adjunto do Núcleo Incubador Colatina também conheceu instituições com potencial de cooperação. “Foi possível realizar conexões com empresas, empreendedores e com instituições ligadas aos ecossistemas de inovação. Por exemplo, fomos recebidos na Plug and Play, a maior aceleradora de empresas do mundo, e o Circuit Launch, um espaço maker e comunidade de empresas de robótica”, compartilha.

A mentalidade de cooperação e a cultura empreendedora são os principais aprendizados do Vale a serem aplicados na Incubadora do Ifes, segundo Ronis. “Se você tem uma ideia, haverá sempre alguém disposto a te ouvir com atenção e propor soluções para os seus desafios. Nós já temos uma boa cultura institucional para a inovação no Ifes e temos de aproveitar o momento de crescimento da Incubadora e a Cidade da Inovação para aprofundar aspectos relacionados à formação de alto impacto das pessoas envolvidas nessas ações”, reforça.

O servidor destaca ainda a importância desse intercâmbio de ideias para o desenvolvimento da inovação no Ifes e da Incubadora do Ifes. “Tive a oportunidade de conviver com pessoas, instituições e uma cultura voltada 100% para a inovação. Percebo que só vamos impactar pessoas e instituições via empreendedorismo e inovação se nós mesmos formos impactados por isso. A construção de um projeto de imersão no Vale do Silício para o time que compõe os Núcleos Incubadores pode renovar o propósito da equipe com educação, inovação e empreendedorismo, fortalecendo todo ecossistema”, finaliza Ronis.