Reestruturação e novas atividades marcam o segundo encontro presencial da Incubadora do Ifes
A Incubadora do Ifes deu início ao planejamento para 2025, com foco na reestruturação e na reorganização das atividades distribuídas em seis diferentes áreas de atuação.
A Incubadora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizou o segundo Encontro Presencial de 2024, na Cidade da Inovação, na última sexta-feira, 11 de outubro. O evento, que contou com a presença de mais de 50 participantes, marcou o início do planejamento para o ano de 2025, abordando a reestruturação da Incubadora e a nova organização, dividindo as atividades em seis diferentes áreas de atuação.
A abertura do evento contou com o pró-reitor de Extensão, Lodovico Ortlieb, que destacou o crescimento e o trabalho realizado pela Incubadora do Ifes ao longo dos últimos anos. “A nossa Incubadora tem crescido muito. Em 2021, nós tínhamos dez núcleos, hoje estamos indo para dezessete núcleos. Isso é resultado de um trabalho contínuo”, pontuou.
O diretor da Diretoria de Extensão Tecnológica (Direx) e da Agência de Inovação do Ifes (Agifes), Gabriel Potin, reforçou a importância do trabalho colaborativo e em rede entre os núcleos incubadores do Ifes. “A gente tem trabalhado para que essa rede de ambientes se fortaleça. No Ifes, a gente sabe que um núcleo incubador fortalece o outro e isso faz com que um ambiente de inovação fortaleça outro também”, explicou.
Ainda pela manhã, o servidor Leandro Vianna, que até então ocupava a função de coordenador sistêmico da Incubadora, compartilhou sua experiência e resultados à frente da coordenação sistêmica da Incubadora até as conquistas mais recentes. “Em 2022, nós fizemos a ‘Proex Itinerante’, onde nós visitamos, praticamente, todos os campi do Ifes. E, os campi que ainda não tinham núcleo incubador, a gente foi conversar com as diretorias e com os servidores. Fizemos esse movimento, que deu fruto em 2023 e 2024, quando abrimos sete novos núcleos no período”, destacou.
Em seguida, Leandro Vianna dirigiu o momento de transição, passando a fala para os professores Felipe Malheiros, que será o novo coordenador sistêmico, e Sandro Nascimento, que estará na coordenadoria adjunta, consolidando, assim, a nova gestão da Incubadora do Ifes. A nova gestão da Incubadora do Ifes, apresentou o trabalho feito de consolidação da nova trilha de inovação e do repositório de documentos. Além disso, iniciou os trabalhos baseados na nova estrutura e as seis áreas de atuação: Administração, Processos e Sistemas, Desenvolvimento do Empreendimento, Gestão de Projetos e Parcerias, Internacionalização e Comunicação.
Na parte da manhã do evento, também, foi realizada uma apresentação de experiência em internacionalização feita pela coordenadora da incubadora no campus Venda Nova do Imigrante, Zâmora dos Santos, falando sobre os resultados alcançados e possibilidades de internacionalização a partir da visita técnica realizada, recentemente, em Portugal e na Espanha.
Já no período da tarde, os coordenadores, bolsistas e voluntários dos Núcleos Incubadores do Ifes deram início à elaboração do plano de metas do grupo. O processo incluiu a finalização do plano, seguido pela apresentação das metas estabelecidas e a definição da agenda de encontros.
Incubadora do Ifes
A Incubadora do Ifes é um ambiente organizacional e educacional desenvolvido com a finalidade de oferecer residência temporária e suporte para empreendimentos inovadores (empresas, startups, organizações da sociedade civil). Organizada em 17 núcleos incubadores e vinculada à Agência de Inovação do Ifes (Agifes), a Incubadora proporciona aos empreendedores diversas oportunidades de capacitação, uso e compartilhamento de infraestrutura física, serviços, laboratórios de pesquisa, mentoria e assessoria gerencial, visando promover a evolução e consolidação do empreendimento com projetos inovadores para a sociedade. Saiba mais sobre a Incubadora do Ifes em agifes.ifes.edu.br/incubadora.