O evento teve como objetivo estimular a integração dos núcleos incubadores e a organização da rede.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizou, nesta sexta-feira (30), a sexta edição do Encontro da Rede de Incubadoras. O evento aconteceu na Fábrica de Ideias e contou com palestras e reunião de trabalho. Participaram colaboradores de 11 núcleos incubadores dos campi do Ifes, além de convidados de iniciativas em inovação da Ufes, do Sebrae e da Fapes. O objetivo do encontro é estimular a integração dos núcleos incubadores, promovendo ao mesmo tempo a formação dos agentes envolvidos e a organização da rede.

Pela manhã, os participantes puderam assistir à palestra “Critérios de investimentos para ambientes de inovação”, ministrada pelo analista de investimentos Mateus Azzi, da Fundep Participações S.A. (Fundepar). Além de apontar quais os critérios utilizados pelos fundos de investimentos para decidir em quais empreendimentos o capital de risco será empregado, Azzi deu dicas valiosas sobre como as empresas incubadas devem preparar-se para os chamados pitchs, momento de apresentação do produto e do negócio para representantes desses fundos.

“É preciso entender muito bem o que aquele investidor está procurando, porque às vezes o negócio até tem um potencial de gerar lucro, mas não tem nenhuma relação com a tese dele. A partir daí, deve-se montar uma apresentação específica com base nos critérios que são utilizados por esse fundo para direcionar seus investimentos”, disse.

O período matutino contou ainda com falas do pró-reitor de Extensão, Renato Tannure; e do Diretor de Implantação da Fábrica de Ideias, Tadeu Pissinati Sant’Anna. Tannure destacou a importância das ações conjuntas da rede para seu desenvolvimento contínuo. “Temos um conjunto de oportunidades que estão sendo gestadas no âmbito do governo do estado, a partir dos recursos para atender à Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI). Já Pissinati pontuou a necessidade do desenvolvimento dos núcleos para melhorar o relacionamento com os investimentos privados. ”É uma jornada que temos que trilhar, pois as incubadoras são a ponta do Ifes que mais se relaciona com o ambiente empresarial”, destacou.

Na parte da tarde, foi a vez do professor César Tureta, da Universidade Federal do Espírito Santo ministrar a palestra “Criatividade e Economia Criativa”. Essa é uma área de atuação que existe em todos os núcleos da Rede de Incubadoras do Ifes.

Em seguida, houve uma apresentação do Programa Centelha da Inovação, realizada pelo diretor de inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), Elton Siqueira. Ele disse que as incubadoras do Ifes constituem uma importante rede que pode ajudar a difundir na instituição e na comunidade o programa, voltado para negócios de base tecnológica.

O Sebrae apresentou aos participantes seus principais projetos e programas na área de inovação e as parcerias com a Rede de Incubadoras do Ifes.

O Coordenador da Rede de Incubadoras e Diretor da Agência de Inovação do Ifes (Agifes), Rodolpho da Cruz Rangel, comemorou o sucesso do evento. “O objetivo é que as equipes se conheçam e troquem experiências, para que a rede possa estar preparada para aproveitar as oportunidades de programas de iniciativa pública e privada que estão no horizonte”, pontuou. Ele também agradeceu a presença dos convidados. “Contar com a parceria da Fapes, do Sebrae, da Fundepar e da Ufes é pra nós um grande incentivo,” concluiu.

Menu