SERVIÇOS DA INCUBADORA

A Incubadora do Ifes, através de seus núcleos locais, oferece diversos serviços relacionados ao Empreendedorismo e à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Confira abaixo os serviços e para mais informações entre em contato pelo formulário.

1. Serviços à empreendedores e startups

  • Pré-incubação de empreendimentos: É realizada em forma de mentorias em gestão empresarial, apoio à geração e ao teste de ideias e orientação do potencial empreendedor no processo de validação da oportunidade de empreendimento para incubação. No decorrer do processo pode ser ofertado permissão para uso de espaço físico e auxílio no aperfeiçoamento do modelo de negócios das propostas de empreendimentos selecionadas, durante o período de vigência da Pré-Incubação. O público alvo são Potenciais empreendedores que desejam desenvolver um Produto Mínimo Viável de ideias, projetos inovadores, produtos ou processos para submissão em editais de incubação.
  • Incubação de empreendimentos de base tecnológica, social ou cultural:
    • Modalidade Residente – Os empreendedores por meio de contrato firmado com a incubadora podem fazer uso de toda infraestrutura física e demais serviços oferecidos pelos Núcleos Incubadores (laboratórios, auditórios, etc.);
    • Modalidade Não Residente – Os empreendedores possuem vínculo contratual com a incubadora, mas não utilizam, ou apenas fazem uso esporádico do espaço físico e serviços proporcionados pelos Núcleos Incubadores. Dessa forma, nessa modalidade o empreendimento não se encontra fisicamente instalado na incubadora, mas deve contar com todo o conjunto de apoio, suporte e processos de incubação oferecidos. Destaca-se que muitas atividades são realizadas por ferramentas de tecnologia de informação e comunicação (TIC) proporcionando a formação à distância.
2. Serviços à organizações
  • Pós-incubação de empresas: é um conjunto de serviços que visa manter vínculos com os empreendimentos que já passaram pela incubação e foram graduados. É feito por meio de um edital de fluxo contínuo onde são estabelecidos planos de trabalho entre a empresa e a Incubadora do Ifes.
  • Atendimento de empresas graduadas: identificação de demandas específicas de PD&I, mediando sua relação com empresas incubadas, outras graduadas, grupos de pesquisa, pesquisadores e laboratórios do Ifes.
  • Apoio à gestão e à inovação: mentorias, orientações e consultorias voltadas ao empreendedorismo e inovação, com participação de pesquisadores, docentes e técnicos da instituição;
  • Ambientes de inovação: disponibilidade de ambientes de ideação e inovação tais como coworking e espaços de vivência;
  • Infraestrutura do Ifes: acesso à partes da infraestrutura de ensino, pesquisa e extensão dos campi. 
  • Apoio para a captação de recursos: apoio na elaboração de projetos de captação de recursos públicos e privados. 
  • Propriedade intelectual: consultoria e suporte na gestão de ativos de propriedade intelectual tais como Patente, Software, Marca, entre outros.
  • LEDS – Rede de Laboratórios de Extensão em Desenvolvimento de Soluções: O LEDS (Laboratório de Extensão em Desenvolvimento de Soluções), presentes em vários Campi do Ifes e vinculados aos Núcleos Incubadores, tem como objetivo criar um espaço experimental, semelhante a uma empresa, para fazer a ponte entre a teoria e prática, propiciando integração entre docentes e discentes com foco na resolução de problemas demandados pela comunidade. Dessa forma, o Ifes pode se aproximar do mercado de trabalho, unir o saber teórico e acadêmico ao conhecimento prático, agregando valor ao profissional formado.
  • Empresas Juniores (EJr) vinculadas aos Núcleos Incubadores: As Empresas Juniores são instituições da sociedade civil sem fins lucrativos, presentes em vários Campi do Ifes e vinculadas aos Núcleos Incubadores, formada por alunos de curso superior, sob a orientação de professores. O objetivo de constituir-se uma Empresa Júnior é proporcionar ao estudante um maior contato com o mundo do trabalho, vivenciando o meio empresarial e comprometendo-se com o desenvolvimento pessoal e do coletivo.
    • Morpheus Jr: É uma empresa júnior vinculada ao Núcleo Incubador do Campus Serra, composta apenas por alunos que trabalham de forma voluntária para desenvolver projetos para clientes reais. O dinheiro arrecadado pelo trabalho dos membros é retornado em forma de capacitação em diversas áreas como, gerência de projetos, desenvolvimento, recursos humanos, financeiro, vendas, marketing, entre outros. A Morpheus Jr, é federada da JuniorES (federação de empresas juniores do ES).
Menu