Projetos ligados a Incubadora do Ifes são aprovados no Catalisa ICT do Sebrae
O Edital Catalisa ICT de Planos de Inovação é uma iniciativa articulada pelo Sebrae que selecionou planos de inovação, elaborados por mestres, doutores e mestrandos/doutorandos a partir de pesquisas científicas, para receberem incentivo de até R$ 150 mil durante 12 meses. Além da bolsa, os pesquisadores participam de uma jornada de aceleração que conta com capacitação em gestão, mentorias, acesso a serviços tecnológicos e ao universo empresarial. O programa busca transformar o conhecimento gerado nas universidades brasileiras em negócios inovadores.
O projeto aprovado IAmHere nasceu no LEDS – Laboratório de Extensão em Desenvolvimento de Soluções, no Campus Serra. No LEDS os alunos atendem instituições públicas e privadas em demandas na área de Computação há 10 anos. O IAmHere surgiu da necessidade de otimizar a realização da chamada na sala de aula. A equipe criou um aplicativo que usa inteligência artificial para fazer o reconhecimento facial dos alunos, com uma única foto, integrado com o sistema acadêmico. Testado desde 2019, hoje o aplicativo está sendo implantado, via parceria, no Instituto Estadual de Educação de Florianópolis.
No final de 2020 o projeto conquistou recursos do edital Centelha, da FAPES, e os pesquisadores, junto com os alunos, fundaram a Lead, primeira startup originada do LEDS, hoje incubada no Núcleo Incubador do Campus Serra. Além da Incubadora do Ifes e da gestão do Campus Serra, a iniciativa também conta com apoio da Agifes quanto aos aspectos legais de marca, registro de software e transferência de tecnologia.
O professor Fabiano Borges Ruy, que compõe a equipe do LEDS, compartilhou sobre a experiência no Catalisa ICT. “A motivação principal em participar desses editais vem da vontade de ver nossos esforços de pesquisa e extensão gerando resultados práticos através de uma solução que possa ser adotada pelo mercado. Com novos recursos podemos evoluir e iniciar novas frentes de implantação”, destaca o pesquisador.
A equipe atual é composta pelos professores do Ifes Campus Serra, Fabiano Borges Ruy e Paulo Sérgio dos Santos Júnior, além dos estudantes Lorena de Almeida Ávila Lobo (UVV), Mayke Willans Christo Pereira (Ifes) e André Luiz Coelho Silva (Ifes).
Outro projeto ligado a Incubadora do Ifes que conquistou aprovação no Catalisa ICT foi o “Dispositivo para detecção rápida de agroquímicos”, desenvolvido pelo Laboratório de Nanomateriais Funcionais vinculado ao PPG Bioquímica da UFES e pela Nano Smart, uma Spin Off acadêmica também incubada no Núcleo Incubador do Campus Serra.
“O IFES, por meio do Núcleo Incubador, tem sido um parceiro fundamental, desde as mentorias realizadas com a equipe, desenvolvimento do plano de negócios até o estabelecimento de parcerias com diferentes players do mercado para estruturação do nosso MVP. Temos certeza de que esta parceria foi imprescindível para a aprovação do nosso projeto no Catalisa ICT. Agora nossa principal expectativa é a aproximação dos nossos cientistas com o mercado e acesso ao universo empresarial”, compartilha o coordenador do projeto Jairo Oliveira.
A equipe que desenvolveu o projeto é composta pelos professores da Ufes Jairo Oliveira e Marco Guimarães e das pesquisadoras Ariany Soares e Márcia Daniela Lazo.