Projetos de Extensão do Ifes podem contar com apoio financeiro da Fapes

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) lançou o Edital 12/2022 – Universal de Extensão vai apoiar financeiramente projetos de extensão de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação que contribuam para o desenvolvimento socioambiental ou econômico das diferentes microrregiões do Estado.

O Diretor de Extensão Tecnológica do Ifes e Coordenador da Agifes, Humberto Henrique Ramos Brotto, reforçou a importância do engajamento dos projetos de extensão do Ifes na oportunidade. “Temos centenas de ações de extensão cadastradas junto à Coordenadoria Geral de Ações de Extensão. Conhecemos tantos trabalhos de qualidade, relevância e impactos sociais, econômicos, em inovação e empreendedorismo, que acreditamos em números expressivos de submissões.”, declara Humberto Brotto.

Os recursos financeiros disponíveis para o presente edital são de até R$ 4 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec). O valor máximo de cada projeto será de até R$ 50 mil e serão apoiados até oito projetos em cada microrregião.

O diretor de inovação da Fapes, Elton Moura, destacou a importância do edital e sua contribuição para o desenvolvimento do Espírito Santo. “O edital é inédito para a comunidade acadêmica e as instituições de pesquisa que carecem de uma maior atenção. A partir deste lançamento, o edital entra para o grupo de editais que serão lançados regularmente pela Fapes. Os recursos estão muito bem distribuídos pelas microrregiões, com o objetivo de apoiar projetos que possam atender as demandas sociais, ambientais e, principalmente, a formação de recursos humanos mais qualificados em todos os municípios do Estado”, disse Elton Moura.

O edital pode ser acessado clicando aqui. As inscrições das propostas já estão abertas e devem ser feitas até o dia 12 de julho no site www.sigfapes.es.gov.br. Os projetos devem ser coordenados por profissionais vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa localizadas no Espírito Santo e o prazo de execução dos projetos será de 12 meses.

As propostas devem ser inscritas visando o seu desenvolvimento em apenas uma das 10 microrregiões capixabas e devem abordar uma das áreas temáticas da Política Nacional de Extensão: comunicação; trabalho; cultura; direitos humanos e justiça; tecnologia e produção; educação; meio ambiente e saúde.

Fonte: Fapes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu