Projetos de Indicação Geográfica marcam presença na 3 ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília

Entre os dias 18 e 20 de outubro aconteceu o I Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT). O evento estava inserido na programação da 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, organizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), realizada entre 16 e 22 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), juntamente com a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O objetivo principal do evento foi promover a disseminação e o aprofundamento do conhecimento sobre a modalidade de ensino profissional e tecnológico. Para atingir esse objetivo, a programação incluiu diversas atividades, como seminários informativos, exposições com aproximadamente 280 projetos e pesquisas direcionadas por instituições de ensino, além de oficinas e apresentações culturais.

Neste ano, a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica teve como tema “Futuro Conectado: educação profissional para reconstruir o Brasil”, buscando abrir novas perspectivas por meio do compartilhamento de informações 03/2022 e do conhecimento científico. O tema central teve como foco a promoção de mudanças sociais, destacando a relação entre o futuro e a educação profissional e tecnológica.

Durante o evento, produtores de seis organizações (cooperativas/associações) apoiadas pelo projeto de Indicação Geográfica (IG), contempladas no Edital nº  da Setec/MEC, marcaram presença: a Panela de Barro, de Goiabeiras, do Espírito Santo; a Maçã Fuji, de São Joaquim, em Santa Catarina; o Cacau de Tuerê, do Pará; o Canjinjin de Vila Bela, no Mato Grosso; o Socol de Venda Nova do Imigrante, do Espírito Santo; a Jabuticaba e Derivados de Casa Branca, de São Paulo; e o Polvilho da região do Cará, de Bela Vista de Goiás. Além desses, também estiveram lá dois produtores contemplados no Edital 63/2021, já finalizado: a Banana da Vila da Banana, do Pará; e a Jabuticaba de Hidrolândia, de Goiás. Esses editais visam contribuir para o desenvolvimento das Indicações Geográficas e fortalecer a conexão entre ensino, pesquisa e extensão.

Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos, compartilhando a história e a tradição de cada produto, destacando ainda a importância da Indicação Geográfica como impulsionadora do desenvolvimento das produções locais. Também puderam dialogar com as autoridades presentes, que prestigiaram a Semana, recebendo, inclusive, a visita do Secretário da Educação Profissional e Tecnológica da Setec/MEC, Getúlio Marques Ferreira.

Estiveram presentes também os coordenadores dessas IGs, que são servidores dos Institutos Federais (IFs), bem como a equipe de coordenação geral do projeto de Indicação Geográfica, representada por Christian Mariani Lucas dos Santos, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Eder José da Costa Sacconi, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ambos coordenadores gerais, e o coordenador adjunto Huarley Lemke. Também participaram do evento os bolsistas de extensão do projeto.

Como parte da programação do InovEPT, aconteceram várias mesas-redondas com temáticas variadas, das quais participaram pessoas envolvidas com as Indicações Geográficas. Logo no primeiro dia, a mesa trouxe o seguinte assunto: “Resultados de projetos e lições aprendidas”, em que Gilson Rogério Marcomini falou sobre sua experiência na extensão e na atuação com a Indicação Geográfica “Jabuticaba e Derivados de Casa Branca (SP)”.

Já no último dia, pela manhã, a mesa-redonda abordou o tema “Empreendedorismo de base tecnológica e os impactos sociais”. Mediada por Huarley Lemke, contou ainda com a participação do diretor da Agência de Inovação do IFSP, Eder José da Costa Sacconi, que relatou sua experiência referente ao edital de inovação no IFSP.

Ainda no dia 20, na parte da tarde, outra mesa-redonda abordou novamente as apresentações, com o tema “Resultados de projetos e lições aprendidas”, moderada por Úrsula Gomes Rosa Maruyama, gerente de projetos. A mesa contou com diversas apresentações, incluindo a de Leonice dos Santos, extensionista do projeto de Indicação Geográfica, que tratou do fortalecimento da denominação de origem da Maçã Fuji na região de São Joaquim (SC), e a de Bruno de Andrade Martins, professor do Instituto Federal Goiano, que também trouxe sua experiência na estruturação da IG do Polvilho na região do Cará (GO).

O Encontro InovEPT encerrou-se com a mesa-redonda “Avanços e desafios no âmbito da inovação e do empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica”, mediada pelo Gerente de Projetos de Inovação Tecnológica da Setec, Pierry Teza, que contou com a participação de convidados importantes para a discussão de aspectos cruciais sobre o tema e sobre a relevância da realização de eventos como este.

Confira nas fotos um pouco deste evento tão significativo para o fortalecimento da educação profissional e tecnológica e das Indicações Geográficas.

Fonte: Indicações Geográficas