Projeto do Ifes leva alunos a oferecerem consultoria a empresas de Venda Nova do Imigrante

Estudantes do Ifes Campus Venda Nova do Imigrante estão podendo aplicar seus conhecimentos em consultorias práticas para apoiar a micro e pequenos empresários e empreendedores individuais da cidade.

A intenção do Projeto Remodelando, que é parte do programa IF Mais Empreendedor, é auxiliar os negócios afetados pela crise sanitária e econômica gerada pela pandemia da COVID-19.

Os estudantes da Rede Federal são supervisionados por professores e atuam lidando com problemas reais vivenciados por quem está desenvolvendo seus negócios no dia a dia. Dessa forma, o projeto tem possibilitado a eles consolidar o aprendizado dos conteúdos das disciplinas de maneira prática, através de atendimentos personalizados, orientações, mentorias e capacitações em tecnologias e gestão.

Daniel Cola dos Santos / Foto: arquivo pessoal

Um deles é Daniel Cola, aluno do curso administração, que vem trabalhando junto à empresa Café Seleção do Mário, uma empresa voltada para produção, beneficiamento e comercialização de cafés especiais e que teve suas vendas locais praticamente zeradas na época do isolamento social.

“A proposta é remodelar o negócio, tendo em vista o relacionamento do cliente, para promover uma experiência mais próxima e imersiva ao visitante, ampliar as fontes de receita e aumentar a oferta de serviços”, detalhou Daniel.

As oportunidades e conteúdos oferecidos incentivam os empreendedores a continuarem no árduo processo que é empreender.

Para Jamile Gomes Fazolo, aluna do curso de administração, o foco tem sido a busca de novas formas de parcerias para divulgação e comercialização das cervejas produzidas pela Cervejaria Grecco, empreendimento que abriu as portas logo no início da pandemia do COVID-19. A proposta é remodelar o negócio para que ele se adeque à nova realidade e se desenvolva de uma forma mais estruturada.

Jamile Gomes Fazolo / Foto: arquivo pessoal