Proex e Incubadora participam do 1º Encontro Nacional InovEPT

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e a Incubadora do Instituto Federal do Espírito Santo participaram do I Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT), entre os dias 18 e 20 de outubro. O evento fez parte da programação da 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, realizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

Na ocasião, estiveram presentes o Reitor do Ifes, Jadir Pela, o Pró-reitor de Extensão, Lodovico Ortlieb; o Diretor de Relações Empresariais e Extensão Comunitária (Direc), João Paulo do Carmo; o Coordenador-geral de Ações de Extensão (Cgaex), Gabriel Potin. A Incubadora do Ifes esteve representada pelo Coordenador Sistêmico, Leandro Vianna e os coordenadores dos Núcleos Incubadores Felipe Malheiros, Marcela Paes e Zâmora Cristina. Também estiveram presentes outros servidores, pesquisadores e bolsistas do Ifes. O evento teve o objetivo de articular com gestores, lideranças e pesquisadores sobre os principais direcionadores para o desenvolvimento da inovação e abordar os desafios, métodos e práticas relacionadas à inovação e ao empreendedorismo no âmbito da educação profissional e tecnológica (EPT).

O Pró-reitor de Extensão, Lodovico Ortlieb, teve momentos de fala na abertura e no encerramento do evento, tendo enfatizado o potencial da rede de educação profissional e tecnológica, especialmente no contexto da inovação, que já é uma realidade no Ifes e não apenas uma tendência. “Fazer inovação hoje é uma necessidade absoluta para quem precisa se transformar e evoluir. Então, ela deixa de ser um requerimento para se tornar uma função institucional”, declarou. Ainda, destacou o desafio de manter a relevância da instituição na sociedade e atender às demandas da sociedade moderna, que agora requer um aluno 4.0.

O Coordenador Sistêmico da Incubadora do Ifes, Leandro Vianna, apresentou a Incubadora, que atualmente conta com 14 Núcleos Incubadores nos campi. “Estamos presentes em todas as microrregiões do Espírito Santo e, então, conseguimos dar suporte e apoiar os produtores, apoiar os empreendedores e fazer a diferença na realidade local”, pontuou. Além disso, Leandro enfatizou a importância da promoção da inovação, do empreendedorismo e os impactos sociais e ambientais, a partir das atividades do projeto da Setec/MEC de “Fortalecimento de NITs/Agências de Inovação”, coordenado pelo IFSul, IFRS e Ifes.

O Coordenador-geral da Cgaex, Gabriel Potin, apresentou o projeto “Iniciação Tecnológica na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica” da Setec/MEC, cujo propósito é oferecer aos estudantes de escolas públicas em situação de vulnerabilidade social  um primeiro acesso à área de tecnologia, servindo como possibilidade futura quando ingressarem no mundo do trabalho. “A gente tomou o cuidado de inserir nesses ensinamentos de tecnologias para esses estudantes carentes, o protagonismo estudantil, para que não se possa apenas ouvir falar da tecnologia, mas também fazer”, pontuou.

Lançamento da Rede Integra de Inovação

Na quinta-feira (19), o 1º Encontro Nacional InovEPT também promoveu uma cerimônia de lançamento da Rede Integra de Inovação, uma ferramenta de busca que reúne o Portal Integra de 33 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, resultado da parceria entre a Setec/MEC e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), desenvolvedor do portal e da rede.

A nova ferramenta é um mecanismo de pesquisa que permite localizar pessoas, ambientes de inovação, laboratórios de tecnologia e serviços em instituições da Rede Federal, visando atender às necessidades do setor produtivo e promover a disseminação de conhecimento. Dentre as 33 instituições da Rede Federal que participam da Rede Integra de Inovação, 31 são Institutos Federais (IFs) e duas são Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets). O Ifes é uma das instituições que aderiu à Rede.

Assista todas as apresentações do 1º Encontro Nacional InovEPT no canal do Youtube do IFES.