Proex e Agifes marcam presença no I Workshop de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do IFES

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e a Agência de Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Agifes) marcaram presença no I Workshop de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do Ifes, realizado no campus Nova Venécia, entre os dias 28 e 29 de novembro. Estiveram presentes o Pró-reitor de Extensão, Lodovico Ortlieb, o diretor da Agifes, Humberto Brotto e o coordenador sistêmico da Incubadora, Leandro Vianna.

Com o tema “Fortalecendo a Identidade Regional Capixaba”, o evento teve os estudantes, produtores rurais, gestores públicos e fomentadores de ações de desenvolvimento rural no Estado como público-alvo, contando com visitas técnicas, palestras, mesas-redondas e show de gastronomia. O objetivo foi a capacitação dos participantes sobre indicações geográficas e marcas coletivas, além de orientações para os produtos e produtores rurais obterem o selo de reputação internacional concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Na terça-feira (28), os participantes visitaram as IGs capixabas: o Cacau de Linhares, a Cachaça Princesa Isabel e o Doce de Leite Veneza. Mais tarde, o evento ainda contou com o “Cozinha Show – Núcleo de Ideias”, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e pela Prefeitura Municipal de Nova Venécia, que ofertou uma mostra de gastronomia com indicações geográficas e produtos da região, juntamente de apresentação musical do campus Nova Venécia.

Já na manhã da quarta-feira (29), o evento iniciou com palestra sobre o acordo de cooperação técnica (ACT) entre o Ifes e a Superintendência de Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (SFA/ES – Mapa), com Beatriz Junqueira. Em seguida, ocorreu uma mesa-redonda com a apresentação dos projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), do Edital Universal, e os projetos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec): o Doce de Leite Veneza, a Cachaça Norte do ES, o Socol, a Pimenta Rosa e as Paneleiras.

Na parte da tarde, o evento contou com uma visita à Incubadora do Ifes no Campus Nova Venécia, seguida de uma palestra sobre legislação de comercialização e “Selo Arte” do IDAF, além da apresentação da Cidade da Inovação. Em seu encerramento, o workshop teve uma mesa-redonda abordando diálogos para o futuro envolvendo academia, produtores e fomento nas  indicações geográficas e marcas coletivas.