Incubadora do Ifes realiza encontro presencial com os Núcleos Incubadores

A Incubadora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), junto com a Agifes, realizou encontro com os Núcleos Incubadores, em 11 de novembro, das 9h às 16h. O evento aconteceu no Ifes Campus Serra e teve o objetivo de estimular a integração dos Núcleos Incubadores, promovendo ao mesmo tempo a formação dos servidores e bolsistas envolvidos e a organização da rede.

O encontro contou com a presença da Pró-Reitoria de Extensão do Ifes, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes) e dos Núcleos Incubadores dos Campi de Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória. No evento, os convidados apresentaram e debateram sobre inovação, internacionalização, projetos e oportunidades que foram desenvolvidas pela Proex/Agifes, Incubadora do Ifes e também pela Fapes, enquanto parceiro externo. 

Pela manhã, os participantes acompanharam a “Mesa-redonda – Internacionalização e Inovação”, ministrada pelos servidores Nágila Moraes, Marcela Paes e Ronis Faria. Os palestrantes debateram sobre a política de internacionalização do Ifes e enfatizaram que internacionalizar é preciso. “Experiência de vida inacreditável, oportunidade de crescimento e reforço do propósito”, destacou Ronis acerca de sua passagem pelo Vale do Silício. 

A segunda palestra foi sobre o projeto InovaSerra, apresentado pelo servidor Francisco Rapchan. O InovaSerra é fruto da colaboração entre a Associação dos Empresários da Serra (ASES), as várias instituições de ensino e a Prefeitura da Serra, com o intuito de ampliar a pesquisa e a melhoria do ambiente de inovação. “O mais bonito de uma equipe é quando a gente consegue juntar as competências de cada um”, ressaltou.

Já o período da tarde teve a apresentação do Diretor de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), Elton Siqueira. O diretor abordou assuntos importantes sobre a Fundação, tais como, os editais e resoluções da diretoria de inovação nos anos de 2019 e 2020, a evolução dos investimentos e as ações futuras para 2023. “Eu quero ver aquela pesquisa base, que tem um potencial enorme de se tornar um empreendimento, estar pronta e chegar ao mercado”, ponderou. 

Em seguida, o Diretor de Extensão Tecnológica e Coordenador da Agifes, Humberto Brotto, pontuou as principais frentes de trabalho da Agifes, além da Incubadora de Empreendimentos, que conta também com o serviço tecnológico e a propriedade intelectual. Reforçado também pelo professor Alexandre Chahad, que atua na Agifes, e explicou o processo de prestação de serviços tecnológicos.

O Pró-reitor de Extensão Lodovico Ortlieb encerrou as apresentações destacando a importância do encontro presencial com membros das equipes dos núcleos incubadores e agradeceu a presença de todos no evento. Logo após, o Coordenador Sistêmico da Incubadora do Ifes, Leandro Vianna, comemorou o sucesso do encontro e ressaltou a sua importância: “Foi um momento muito importante para a incubadora. A oportunidade de nos reencontrarmos presencialmente, capacitarmos a equipe, trocarmos experiências e pensarmos os próximos passos. Saímos com os ânimos renovados e prontos para, juntos, continuarmos avançando como equipe”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu