Ifes recebe sua décima carta patente e dois novos registros de software

Certificados do INPI foram concedidos na última terça-feira (27).

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu, na terça-feira (27), a décima carta patente para o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A nova patente é da Válvula Desperdício, inventada pelo professor Christian Mariani Lucas dos Santos, do Campus Vitória, e pela ex-aluna do curso técnico integrado em Mecânica Amanda Pachito de Amorim Lima.

O Ifes também teve mais dois softwares registrados no INPI. O programa Anjos model – Platform of slag viscosity calculation, de autoria dos professores Felipe Fardin Grillo e José Roberto de Oliveira e dos ex-estudantes de Engenharia Metalúrgica Lucas de Almeida Quaresma e Patrick Queiroz dos Anjos, do Campus Vitória. O outro registro é o PROBSIM – Programa de Robótica Simulada, criado pelo professor Luis Eduardo Martins de Lima e pelos alunos Victor Rodrigues Passos e Vinicius Pacheco, do Campus Vitória.

Agora, com a nova patente e os dois novos softwares, o Ifes chega à marca de dez patentes concedidas, 62 programas de computador registrados, cinco desenhos industriais registrados e nove marcas registradas no INPI. Há ainda 75 pedidos de patente em análise no INPI.

De acordo com a Agência de Inovação do Ifes (Agifes), atualmente há cerca de 27 atendimentos para solicitações de proteção de Propriedade Intelectual em andamento. A Agifes tem desenvolvido um trabalho voltado para as manifestações ao parecer técnico e resposta às exigências que são formuladas pelo INPI, com 22 pedidos de patente em exame técnico para possíveis concessões. Para saber mais, acesse: agifes.ifes.edu.br.

Válvula desperdício
A válvula desperdício foi projetada para resolver alguns problemas relacionados ao carneiro mecânico, bomba de de elevação de água muito utilizada em pequenas propriedades rurais para irrigação. A bomba pode ser construída com materiais baratos e seu funcionamento não requer eletricidade ou de combustível, utilizando a própria água no mecanismo de elevação dela de um ponto inferior a outro superior.

De acordo com professor Christian Mariani, a ideia de projetar a válvula surgiu a partir de uma história familiar: seu tio e seu pai construíram uma bomba carneiro com garrafas pet, a partir de um tutorial em vídeo no YouTube, mas surgiram algumas questões a resolver. A partir disso, surgiu a ideia de projetar uma válvula desperdício para o carneiro mecânico, dentro do Pibic Jr., programa de iniciação científica para os estudantes do ensino técnico de nível médio, com coautoria da Amanda, que era aluna do Técnico Integrado em Mecânica. Segundo o professor, a patente resolve três problemas: o isolamento galvânico da mola de retorno; o sistema de travamento do ajuste de pressão; e o perfil funcional do eixo central de suporte.

Anjos model – Platform of slag viscosity calculation
O software é fruto do trabalho de conclusão de curso dos estudantes de Engenharia Metalúrgica Lucas de Almeida Quaresma e Patrick Queiroz dos Anjos, com orientação dos professores Felipe Fardin Grillo e José Roberto de Oliveira, todos do Campus Vitória.

“O programa é uma aplicação capaz de calcular a viscosidade de escórias metalúrgicas, principalmente escórias de alto forno, aciaria e de lingotamento contínuo. A viscosidade é importante argumento nos processos de refino de gusa/aço e no consumo de escórias e lubrificação do aço durante o lingotamento contínuo’, explica Felipe. A plataforma foi construída usando ferramentas de inteligência artificial e foi escrita na linguagem de programação Python, podendo ser utilizada em vários sistemas operacionais e ambientes computacionais.

PROBSIM – Programa de Robótica Simulada
“O PROBSIM é um programa que permite a simulação com a animação gráfica dos movimentos de um robô manipulador didático, com 5 graus de liberdade, que é um patrimônio da Coordenadoria de Eletrotécnica do Campus Vitória”, explicou o professor Luis Eduardo Martins de Lima. Ele criou o programa junto com os estudantes de Engenharia Elétrica, Victor Rodrigues Passos e Vinicius Pacheco.

O objetivo de uso do programa é permitir que estudantes possam projetar trajetórias para os movimentos da garra do robô e verificar a execução desses movimentos por simulação computacional, o que garante o aprendizado de métodos para geração de trajetórias de robôs manipuladores e a satisfação visual de observar os resultados em um ambiente virtual, mesmo à distância do robô físico real. “Ou seja, é mais uma ferramenta para a prática da educação a distância com enfoque na Robótica e muito útil como estamos trabalhando no momento por meio das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP)”, complementa.

Fonte: Notícias Ifes

Conheça outras tecnologias na Vitrine Tecnológica do Ifes