Ifes participa da Conferência Anprotec 2023

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) marcou presença na 33ª Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),  em Brasília – DF, nos dias 06 a 09 de novembro. Representando a Pró-reitoria de Extensão (Proex), esteve presente o coordenador sistêmico da Incubadora do Ifes, Leandro Vianna, juntamente com servidores, pesquisadores e bolsistas da Incubadora e da Agência de Inovação (Agifes), totalizando uma equipe de 18 pessoas no evento.

A equipe da Incubadora e da Agência de Inovação do Ifes participou de capacitações na Conferência Anprotec 2023, com a temática “Inovação e Sociedade: tecnologias emergentes e a transformação do empreendedorismo”. O evento promoveu palestras, debates e workshops sobre os impactos das tecnologias emergentes no empreendedorismo inovador brasileiro, abordando métodos para impulsionar empreendimentos, aumentar eficiência e contribuir para a inovação e o desenvolvimento sustentável no país. Além disso, aconteceram visitas técnicas em instituições do ecossistema de inovação local.

Na ocasião, o Núcleo Incubador (NI) do campus Colatina apresentou o trabalho “Programa Gênesis: inovação e empreendedorismo na região Centro Oeste do ES”, em colaboração com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado do Espírito Santo (Fapes). O projeto lançado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Colatina e com os campi do Ifes em Colatina e Itapina, possui o objetivo de impulsionar a economia local, financiar ideias inovadoras, incentivar o surgimento de novos negócios e capacitar futuros empreendedores.

O coordenador adjunto do NI Colatina Ronis Faria de Souza explicou a importância do ecossistema empreendedor nas microrregiões do interior do Estado na promoção e criação de novas startups. “Vamos alcançar 168 equipes, cinco grandes eventos de mobilização em torno da inovação e do empreendedorismo e criar 20 startups, cada uma delas vai sair com uma subvenção de 30 mil reais e 60 horas de capacitação muito qualificadas”, pontuou.

Conferência Anprotec

A Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação é uma iniciativa conjunta da Anprotec e do Sebrae,  que reúne mais de 350 associados, incluindo incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, coworkings, hubs de inovação, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades relacionadas ao empreendedorismo e à inovação. Completando 36 anos em 2023, a conferência é realizada anualmente para promover a reunião, fortalecer conexões e facilitar o compartilhamento de conhecimentos e práticas entre os participantes do ecossistema brasileiro de empreendedorismo e inovação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu