Ifes apresenta negócios, ideias e produtos inovadores no ESX 2023

Proex representa o Ifes no EXS 2023.

A Pró-Reitoria de Extensão, representante do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), apresentou as ações voltadas ao empreendedorismo tecnológico, grupos de pesquisas e inovação, no evento ESX 2023 – Espírito Santo Innovation Experience, que aconteceu entre os dias 2 a 4 de junho, na Praça do Papa, em Vitória/ES. Realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), o evento é considerado o maior ponto de encontro do ecossistema de inovação capixaba. 

O Pró-Reitor de Extensão do Ifes (Proex-Ifes), Lodovico Ortlieb, ressaltou que, na ESX 2023, um dos objetivos foi incentivar a participação dos campi de outras regiões do Estado, além dos campi da Grande Vitória, para apresentar os trabalhos e projetos desenvolvidos por alunos, professores e comunidade. “É uma ocasião extremamente importante para nós e para os nossos alunos porque, também, fazemos parte do ecossistema de inovação”. Ainda afirmou que pretende, no próximo ano, disponibilizar outras oportunidades para encontros e discussões. “Com a chegada da Cidade de Inovação, pretendemos estar em outro patamar de atendimento e relacionamento com a sociedade”, completou.

O Prof. Dr. do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), vinculado à Proex-Ifes, Alexandre Chahad, destacou que a participação na ESX 2023 reforça a capacidade do Ifes de transformar as pessoas e a sociedade. “A nossa presença mostrou o peso de mais de 600 projetos de extensão, 60 empresas incubadas e 13 incubadoras espalhadas por todo estado, sendo um ponto focal de mudança e de interação com os arranjos produtivos locais, gerando crescimento social e financeiro”, pontuou.

Além do Pró-reitor, Lodovico Ortlieb e do Prof. Dr. Alexandre Chahad, o estande do Ifes, na ESX 2023, foi recepcionado pelo Diretor de Extensão Tecnológica e Coordenador da Agência de Inovação do Ifes (Agifes), Humberto Brotto, pelo Coord. Sistêmico da Incubadora do Ifes, Leandro Vianna, servidores, pesquisadores e bolsistas do projeto de inovação do “2º Ciclo do “Programa Em Rede” de Núcleos de Inovação Tecnológica do ES, que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), sendo coordenado pela Agifes.

Ifes no ESX 2023

Na sexta-feira (02), o estande do Ifes exibiu três propostas inovadoras. O incubado do Núcleo Incubador do Ifes – campus Vila Velha, Nuno Sousa, apresentou o aplicativo Alphapass. “A Incubadora do Ifes auxiliou muito no processo de tirar a ideia da cabeça e colocar no papel. Se queremos trazer o nosso produto para o mercado, precisamos estar no local que seja possível”, disse. Em seguida, a mostra do moedor de cafés em grãos, da “GMI Equipamentos” startup da Maria Imaculada Augusto, incubada do NI do Ifes campus Venda Nova do Imigrante. “Estar na ESX, representa uma oportunidade de visibilidade e reconhecimento para um produto desenvolvido dentro do Ifes”, explicou. 

Também, teve o professor Walber Beltrame e alunos do Ifes – campus Guarapari que mostraram os projetos de iniciação científica desenvolvidos, sendo eles a “Tecnologia Assertiva em Pensamento Computacional para Pessoas com Deficiência Visual”, os “Estudos sobre Rendimento Escolar por meio de Análise de Dados Socioeducacionais” e a “Plataforma voltadas à Integração de Serviços para Gestão Ambiental”. “Além da visibilidade das atividades que fazemos no Ifes, o evento permite que os alunos exercitem as habilidades de apresentação, conversa com o público e no conhecimento de outros trabalhos”, disse Beltrame.

Já no sábado (03), o estande do Ifes contou com a exposição de quatro projetos de inovação. O incubado do NI do Ifes campus Venda Nova do Imigrante, Genilson de Paiva, apresentou a Innovative Food Solutions: amido de banana verde. “Viemos mostrar todo o processo da produção do produto porque ele é uma grande inovação”, frisou. E, também, teve o incubado do NI do Ifes – campus Linhares, Luiz Zoppi, CEO do app “Agilizei”, plataforma digital que conecta profissionais autônomos e liberais a clientes. Luiz apontou que estar associado ao Ifes ajuda no processo de network, comunicação e na conexão do seu negócio com o mercado.

O Ifes – campus Linhares, ainda no sábado, apresentou o projeto de extensão “QualiCacau”, por Brenda Bayerl. “O intuito desse projeto é emitir um relatório a respeito do lote de amêndoas de cacau de forma eficaz e rápida”, disse. Teve, também, a exibição do “IF MAKERBot” e dos “Robôs de Batalha”, de até 1,5 kg, com equipes do Ifes dos campi de Linhares, São Mateus e Colatina. “O principal ponto é linkar as atividades da sala de aula com a construção de robôs e fazer com que os alunos mostrem na prática o aprendizado que adquiriram das disciplinas de eletricidade, eletrônica, programação, entre outras”, disse o prof. Carlos Jones.  

No último dia, domingo (04), o Ifes campus Cariacica divulgou o curso de Economia, coordenado pela Profa. Érika Leal. “É o primeiro curso noturno de economia dos Institutos Federais”, afirmou. Juntamente, teve o projeto de iniciação científica, “Lass”, voltado para o ensino-aprendizagem de sustentabilidade, coordenado pela Profa. Andrômeda Campos, a “Enpro Jr”, coordenada pela prof. Cíntia do Carmo, além do ”Cultura maker em Cariacica”, coordenado pelo prof. Michel Taffner. “A gente leva o conhecimento de impressão 3D para as escolas da Prefeitura de Cariacica e, ao final do projeto, a Vale S/A doa uma impressora para dar continuidade ao projeto”, disse Michel.

Ainda no domingo, foi apresentado o “Moodle de Lovelace”, um curso híbrido de pensamento computacional, programação e robótica, coordenado pela prof. Márcia Gonçalves. “A Corte de Lovelace é um projeto direcionado para as meninas de forma a atraí-las para a ciência da computação”, disse Márcia. Na oportunidade, o projeto foi aclamado pela Secretária de Estado Extraordinária de Políticas para Mulheres (SEPM), Jacqueline Moraes da Silva Avelina. Teve, também, a participação de duas incubadas do NI do Ifes campus Vila Velha, sendo a primeira, Elaine Viana, da Afficere, que deseja estimular práticas alimentares e estilos de vida saudáveis de acordo com a rotina com atividades de profissionais da nutrição. Já segunda, Flora Machado, da Div Cosmetics, uma marca de cosméticos em barra vegana e natural.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu