Estudantes de automação e informática auxiliam empresas incubadas no Ifes

O projeto “Lampex + Empreendedor” foi idealizado por professores do Ifes campus Serra e tem envolvido estudantes em atividades práticas para solução de problemas reais enfrentados por micro e pequenas empresas.

Em meio à crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19 no País, manter e desenvolver um negócio próprio torna-se ainda mais desafiador. Foi a partir desse problema que professores do Ifes campus Serra desenvolveram o projeto “Lampex + Empreendedor”, com foco em aproximar estudantes dos cursos de automação e informática de problemas reais vivenciados por quem está desenvolvendo seus negócios no dia a dia.

“Os alunos têm tido a oportunidade de participar do dia a dia das empresas, colaborando com o desenvolvimento e aprimoramento de seus produtos e serviços”, destacou o professor Bruno Cardoso, Coordenador do Laboratório Modelo de Práticas de Extensão (Lampex).

Dessa forma, o projeto tem possibilitado a eles consolidar o aprendizado dos conteúdos das disciplinas de maneira prática. São realizados atendimentos personalizados, orientações, mentorias e capacitações em tecnologias e gestão voltados para Micro e Pequenas Empresas (MPE) e Microempreendedores Individuais (MEI).

O empreendedor Rodiney Pereira da Silva, da Plataforma Lize, destacou a importância do apoio para o desenvolvimento do negócio. “O programa tem contribuído para nosso crescimento profissional, dando a oportunidade de contar com os bolsistas para auxiliar em demandas e soluções importantes, além de contribuir para o desenvolvimento de liderança e planejamento estratégico”, afirma Rodiney.

As oportunidades e conteúdos oferecidos, incentivam os empreendedores a continuarem no árduo processo que é empreender. “A iniciativa Lampex + Empreendedor nos aproxima de forma enriquecedora a profissionais que estimulam o desenvolvimento prático, organizacional e criativo das nossas ideias”, compartilha Camilla Gama, da Beauty Hub.

A equipe de professores e alunos bolsistas vem colaborando com o desenvolvimento de seis empreendimentos incubados na Incubadora do Ifes: Klumie, SysJornada App, BeautyHub, Plataforma Lize, Spin Entregas e a Wibag Conecta.