Empresas incubadas no Ifes são contempladas no Programa Tecnova II da Fapes

Duas empresas do Núcleo Incubador Serra foram aprovadas na segunda edição do Programa de Apoio à Inovação Tecnológica, Tecnova II, da Fapes. O empresário Rodiney Pereira foi aprovado em 3º lugar no tema de Tecnologias em Saúde e será contemplado com valor de R$ 100.672,20 para o desenvolvimento do seu projeto, a “Plataforma Lize”. A empresa Gaintech Tecnologia também foi aprovada em 3º lugar no tema referente a Economia Criativa com valor de R$ 263.400,00 para desenvolvimento do seu projeto “Robótica para Todos”.

Segundo Rodiney Pereira, “2021 está sendo um ano de grandes conquistas para a Plataforma Lize, contando com a aprovação na incubação no Ifes Campus Serra, que está sendo de grande valia, oportunizando networking e treinamentos fundamentais para validação da startup. A aprovação no edital de subvenção da Fapes, o Tecnova II, será de extrema importância para o desenvolvimento da startup, onde o recurso financeiro será aplicado no desenvolvimento da tecnologia e consultorias técnicas. Acreditamos que ter o nome da Plataforma Lize aprovado em um importante edital com reconhecimento estadual e nacional fará com que possamos conquistar mais mercados”, afirmou o empresário.

Para Marco Antônio, integrante da equipe Gaintech Tecnologia, “a aprovação no Edital Tecnova II (Fapes) é uma grande oportunidade para a startup, que atualmente está sendo incubada no Ifes Campus Serra, de alavancar o projeto Robótica para Todos, que busca criar cursos inclusivos para todos os níveis de formação seguindo os conceitos da educação 4.0, faça você mesmo e aprenda pela própria experiência. Os recursos deste edital serão destinados para estruturar o negócio e realizar uma prova de conceito, selecionando 50 alunos de escolas públicas para participar do curso de forma gratuita, incluindo os materiais. Os cursos terão conteúdo de robótica, inteligência artificial, visão computacional, dentre outros. Desta forma, esperamos contribuir de forma positiva na formação dos alunos e motivar a nossa juventude para estudar cursos da área tecnológica”.

O Programa de Apoio à Inovação Tecnológica, o Tecnova II tem o objetivo de conceder recursos não reembolsáveis, por meio de subvenção econômica, para o desenvolvimento de produtos, bens, serviços ou processos inovadores de empresas capixabas, que envolvam riscos tecnológicos associados às oportunidades de mercado.

O programa disponibilizará o valor total de R$ 7,5 milhões, com previsão de R$ 5 milhões oriundos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e o restante complementado pela Fapes.

Para participar da chamada, as empresas tiveram que submeter um projeto de inovação envolvendo um dos seguintes temas: Química e novos materiais; Tecnologias em saúde; Tecnologia da Informação e Comunicação; Economia criativa e Energias sustentáveis.

Confira o resultado em:https://fapes.es.gov.br/Not%C3%ADcia/divulgado-resultado-final-do-edital-tecnova-ii

Conheça a Incubadora do Ifes:

A Incubadora do Ifes é um ambiente organizacional e educacional desenvolvido com a finalidade de oferecer residência temporária e suporte para empreendimentos inovadores (empresas, startups, organizações da sociedade civil), proporciona aos empreendedores diversas oportunidades de capacitação, uso e compartilhamento de infraestrutura física, serviços, laboratórios de pesquisa, mentoria e assessoria gerencial, com vistas em promover evolução e consolidação do empreendimento com projetos inovadores para a sociedade. Visite nossos Núcleos Incubadores ou saiba mais em: www.agifes.ifes.edu.br/incubadora