Desafio Prototipe 4.0: equipe do IFES vence competição nacional de empreendedorismo e inovação

Uma equipe do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) obteve o primeiro lugar do Desafio Prototipe 4.0, uma maratona de empreendedorismo e inovação voltada para os estudantes da Rede Federal, na última quinta-feira (21). A competição é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ifes e conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

A proposta vencedora do Desafio Prototipe 4.0, a Askfood, é composta pelas estudantes do campus Linhares, Letícia Moreto e Maria Luiza Scarpat, sendo orientadas pelo professor Tiago Pessotti e pelo coordenador do Núcleo Incubador (NI) de Linhares, Faiçal Gazel. Já a equipe de mentores foi formada pelos membros do NI do campus Guarapari, os professores Felipe Malheiros, Davi Garcia, além dos estudantes Philipe Zioto e Mariana da Matta, juntamente com o apoio e instrução do Mentor da Anprotec, Celso Perez.

O professor Felipe Malheiros declarou que o primeiro lugar demonstra o potencial e a competência dos estudantes do Ifes para se tornarem empreendedores de sucesso. “Essa conquista destaca o potencial do Ifes em se destacar no cenário nacional de empreendedorismo e inovação e espero que inspire mais estudantes a seguir o caminho do empreendedorismo e contribuir para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil”, pontuou.

O professor Davi Garcia enfatizou que o desafio tinha como missão promover uma formação profissional única, com ênfase na geração de novos modelos de negócios e protótipos inovadores. “Destaque especial para a equipe Askfood, que conquistou o primeiro lugar, demonstrando notável maturidade em todas as etapas. Em resumo, o Desafio de Inovação 4.0 foi muito mais do que uma competição, foi uma jornada de descoberta, aprendizado e crescimento para todos os envolvidos”, reforçou.

A estudante, Letícia Moreto, destacou a importância da incubadora e dos coordenadores no apoio e dicas que agregaram valor e possibilitaram a vitória. “O que nos levou [à vitória] foi a dedicação, persistência e paixão pela nossa ideia. Sem dúvidas, não desistir no primeiro desafio foi essencial”, completou.

Letícia também explicou que a história do projeto Askfood começou em março de 2022, onde participou de dois projetos, sendo um deles promovido pelo Sebrae, mas, nas outras duas vezes, não venceram a competição. Somente, agora, após muita dedicação, o AskFood conseguiu ficar em primeiro lugar em uma competição. A jovem também frisou que não se ganha sempre na primeira tentativa, mas é importante aprender com os erros e continuar melhorando, pois ganhar não é a única coisa importante e, sim, a jornada e a dedicação ao projeto.

Banca Final do Desafio Prototipe 4.0:

As 10 melhores propostas serão premiadas com um processo de pré-incubação, que visa melhorias do modelo de negócios, no desenvolvimento do empreendimento e o aperfeiçoamento do projeto para o processo de incubação, a ocorrer na Incubadora do Ifes. Já as 3 equipes vencedoras vão participar de uma visita imersiva de três dias no Porto Digital em Recife/PE.

Confira o TOP 10:

1) IFES – Askfood
2) CEFETMG – ParkPoint
3) IFRJ  MQ – Jogo didático para alunos com discalculia
4) IFMA – Atipic Games
5) IFRJ VR – LudoCiência
6) IFAC – Eipouh Solutions
7) IFPI – EngeTech
8) IFRS – AVANT
9) IFSP – JouleWatch
10) IFAM – MercLog;

Assista a Banca Final do Desafio Prototipe 4.0.

1 Comentário. Deixe novo