Agifes participa do Encontro Fortec Sudeste 2023

A Agência de Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Agifes), representante da Pró-Reitoria de Extensão, participou de evento de inovação e tecnologia realizado pelo Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (Profnit) e o Inova UFRJ. O evento trouxe o tema “Interação ICT-Empresas: inovação para o desenvolvimento local e regional” para mesas-redondas, minicursos e visitas técnicas, de 28 a 29 de junho, no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O diretor de Extensão Tecnológica e coordenador da Agifes, Humberto Brotto e a Gestora de Propriedade Intelectual e Inovação, Paula Delmaestro, marcaram presença em palestras e em interação com profissionais e gestores de outras instituições de ciência e tecnologia de todo Brasil. Em especial, o debate “Políticas Públicas de CT&I e fomento para inovação: o que é necessário aperfeiçoar?”, que teve o Diretor de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Prof. Elton Siqueira Moura e representantes da FAPESP, FAPEMIG, FAPERJ e FINEP como palestrantes.

Humberto Brotto, ressaltou a dinâmica e a riqueza das informações do encontro. “Foram apresentados no momento da temática da Internacionalização como estratégia de Aprendizado institucional para ICT e Empresas, bem como nos minicursos como Introdução a valoração de tecnologia e estratégias para montar equipes de alta performance na interação ICT-Empresas”, enfatizou.

A Gestora de Propriedade Intelectual e Inovação, Paula Delmaestro, pontuou que participar do evento é importante pelo network e reafirmar o interesse em estar em contato e ser pró-ativo. “Esse último encontro regional foi conciso e consistente, abordando temas relevantes para a maioria, em uma troca de experiência e demonstração de que é possível ter excelência em serviço público e Inovação”, destacou.

Fortec Sudeste 2023

O encontro contou com nove mesas de debate, dois minicursos e três visitas técnicas no Parque Tecnológico da UFRJ. Na ocasião, foram abordados temas como novas abordagens de cultura da inovação para as Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICT) e empresas; o papel da gestão da Propriedade Intelectual na interação ICT-empresas, internacionalização como estratégia de aprendizado institucional para ICT e empresas, entre outros. Ao todo, mais de 30 profissionais convidados compartilharam experiências com o público e debateram novas formas de consolidar a relação ICT-empresas em favor do desenvolvimento local e regional.