Agifes participa de visitas técnicas do Fórum Origem Capixaba no RuralturES 2023

A Agência de Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Agifes), representante da Pró-Reitoria de Extensão, participou de visitas técnicas organizadas pelo Fórum Capixaba de Indicações Geográficas (IGs) e Marcas Coletivas durante o período de realização da Feira Estadual de Turismo Rural (RuralturES), entre os dias 14 e 16/06, em Venda Nova do Imigrante/ES. A ação teve o objetivo de disseminar as práticas de propriedade intelectual que visam estimular o fortalecimento da identidade regional dos produtos nativos da cultura capixaba, por meio dos uso das IGs, Marcas Coletivas e Selo Arte.

No primeiro dia, quarta-feira (14), os participantes conheceram a Indicação Geográfica São Bento de Urânia, que conta com o inhame capixaba. Em seguida, o Café Seleção do Mário, que é uma mini cafeteria com produção artesanal e que faz parte da Denominação de Origem Montanhas do Espírito Santo. No segundo dia, quinta-feira (15), os parceiros marcaram presença junto ao produtor de queijos artesanais, “Artelatte”, e na Fazenda Carnielli para uma reunião com o presidente da Assocol, Leandro Carnielli, incluindo degustação de queijos, socol, ossocollo, entre outros, para melhor conhecimento da variedade de produtos lácteos e de charcutaria. 

Ainda na quinta-feira, ocorreu a reunião do “Fórum Origem Capixaba” no espaço físico do Ifes – Campus Venda Nova, visando a trocar experiências e abordar assuntos sobre mentorias para indicações geográficas, projetos de digitalização das IGs, prospecção tecnológica, entre outros. Além da Agifes, estiveram reunidos junto aos membros do fórum, os representantes do INPI-ES, IFSP, IFPA, SFA-ES/Mapa, Sebrae/ES, Seag/ES, Idaf/ES, Mestrado Profissional PROFNIT do Ifes – Campus Colatina, Coord. Sistêmico da Incubadora do Ifes, Leandro Vianna, Prof. Felipe Malheiros e visitantes.

O Diretor de Extensão Tecnológica e Coordenador Agifes, Humberto Brotto, ressaltou a importância do trabalho em rede e dos resultados positivos da Incubadora do Ifes, na experiência e nas boas práticas para o fortalecimento de negócios, por meio de incubação, bem como por meio de instituições representativas, além dos projetos aprovados no Edital nº 03/2022, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (Mec) voltado às Agências de Inovação.

“Como o IFES é instituição bastante capilarizada no Espírito Santo, é desejável realizar-se maior integração entre ensino, pesquisa, extensão e estímulo ao empreendedorismo e à inovação, para alavancar projetos com potencialidades e estratégias para além do registro e desenvolvimento de IGs, ou seja, para avanço em colaborações na governança das indicações geográficas, valorizando a economia local por cestas de novos bens e serviços territoriais, agregando valor e dinamizando o patrimônio natural, cultural e histórico, dentre tantos outros benefícios, contando com o melhor engajamento dos produtores locais”, enfatizou Brotto.

Já na sexta-feira (16), o grupo conheceu a produção do Agroturismo Valentim, que atua no ramo de produtos lácteos. Em seguida visitaram os Sítios “Família Lorenção” e o “Recanto Do Tio Vé”, que possuem produções tradicionais de Socol, feito com lombo suíno e temperos naturais. Por último, na RuralturES aconteceu a apresentação institucional feita pela SEAG e Sebrae, do “Selo Origem Capixaba”, que consiste em certificados destinados a  produtos elaborados de forma artesanal e que seja próprio de determinada região, tradição ou cultura.

Por fim, o encontro buscou o envolvimento interinstitucional para unir forças ao projeto dedicado à “Propriedade Intelectual e Inovação no Agronegócio” no âmbito do Fórum Origem Capixaba. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu