Agifes encerra 2º ciclo do Programa em Rede com missão técnica estratégica em Campinas (SP)
Encerramento do programa inclui agenda com InovaUnicamp, CNPEM e Mescla da PUC-Campinas, que promovem troca de experiências e articulação institucional.
Nos dias 13, 14 e 15 de maio, a Agência de Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Agifes) realiza uma visita técnica à cidade de Campinas (SP) como atividade de encerramento do 2º ciclo do Programa em Rede dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) do Espírito Santo. Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a iniciativa tem o objetivo de consolidar os aprendizados promovidos ao longo do ciclo e reforçar o compromisso do programa com a articulação institucional e o fortalecimento da cultura da inovação no estado.
A missão contempla visitas a centros de referência nacional e internacional em ciência, tecnologia e inovação, que possibilita conexões estratégicas para os NITs capixabas. Estão no roteiro instituições como o InovaUnicamp, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e o Mescla, espaço da PUC-Campinas voltado à inovação e ao empreendedorismo.
Participam das atividades, os integrantes do 2º ciclo do Programa em Rede, desenvolvido entre 2023 e 2025, que reúne servidores, pesquisadores e bolsistas da Agifes, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper/NIT) e do Instituto de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Espírito Santo (InovaUfes).
Para o servidor da Agifes, Humberto Brotto, a participação na Missão Unicamp representa uma oportunidade de aprendizado e articulação institucional. “Pretendemos fortalecer o networking com gestores e especialistas em inovação, identificar boas práticas aplicáveis ao Ifes que ainda não dominamos, e colher referências para aprimorar nossos próprios instrumentos e fluxos de trabalho, sobretudo nas áreas de propriedade intelectual e transferência de tecnologia”, destaca.
No dia 13 de maio, a comitiva visita o InovaUnicamp, um dos principais NITs universitários do Brasil e o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), iniciativa que integra universidades, institutos de pesquisa e empresas em torno da agenda ESG (Ambiental, Social e Governança). No dia 14, o grupo será recebido no CNPEM, organização social ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por instalações científicas, como o Sirius, acelerador de partículas de quarta geração. Encerrando a agenda, no dia 15 de maio, a visita será ao Mescla, espaço da PUC-Campinas voltado ao empreendedorismo, inovação e experimentação interdisciplinar, que viabiliza a articulação entre academia, sociedade e mercado.
Programa em Rede
Instituído pela Resolução nº 283 do Conselho Científico-Administrativo da Fundação, em janeiro de 2021, o Programa em Rede dos NITs do Espírito Santo, promovido pela Fapes, busca fomentar a integração entre os diversos núcleos do estado, fortalecendo a inovação e a transferência de tecnologia. A meta é fortalecer a atuação dos NITs capixabas e impulsionar os indicadores de propriedade intelectual e inovação do Espírito Santo no cenário nacional e internacional.
Após o encerramento do primeiro ciclo, em 2023, o programa foi prorrogado até 2025, com foco em ações alinhadas à Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI). Nesta etapa, por meio do Edital NIT Programa em Rede – 2º Ciclo, está em execução o projeto ‘Reestruturação e consolidação do NIT-Ifes como agente promotor da inovação e do empreendedorismo capixaba’, com vigência estendida até 30 de setembro.