Agifes abre inscrição para interessados em participar de Mentoria em Propriedade Intelectual

A Agência de Inovação do Ifes (Agifes) recebe inscrição de interessados em participar do “Programa de Mentoria em Propriedade Intelectual (PMPI)”, que é ofertado em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Havendo prazo de fluxo contínuo, as inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do formulário: bit.ly/mentoria-em-PI.

Em função de parceria firmada entre o INPI e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), podem participar do PMPI, na etapa de mentoria, equipe de até cinco pessoas formadas por pesquisadores, alunos e incubados que tenham algum produto ou processo desenvolvido por meio de estudos no Ifes. Outro requisito importante é que, pelo menos um membro da equipe, tenha feito ou esteja cursando o nivelamento ou já possua conhecimento prévio em Propriedade intelectual (PI).

Ainda na primeira sessão de mentoria será oferecido, ao grupo, uma oportunidade de “desenho do plano de trabalho”, sendo possível tornar a periodicidade do curso bem flexível.

Sobre o PMPI

Fonte: INPI

O PMPI é recomendado para grupos de pesquisas; pesquisadores que já possuem algum registro de Propriedade Intelectual e buscam aprimorá-lo; alunos que estão em pesquisa Pibic e Pibit, TCCs e dissertações, às quais o trabalho de conclusão tem potencial para registrar Propriedade Intelectual; e servidores que possuem trabalhos tecnológicos com grau de novidade e aplicação industrial.

O PMPI possui duas etapas. O primeiro sendo o “Curso de Nivelamento”, cujo objetivo é oferecer conhecimento básico sobre o sistema de Propriedade Intelectual, sobretudo em relação a patentes. O curso é ministrado à distância e através de uma plataforma virtual, de modo assíncrono, com carga horária de 20 horas. Após a conclusão do curso, o participante terá que realizar uma prova objetiva para obter o certificado.

Já a segunda etapa é a “Mentoria”, sendo para os participantes que já passaram pelo curso de nivelamento, ou que tenham noções básicas de escrita de patente. Os mentorandos serão orientados por um examinador de patente sobre um possível pedido a ser protocolado junto ao INPI. A Mentoria visa apoiar no processo de identificação de novos pedidos de PI no Brasil, por meio da oferta de um pacote de formação e orientação voltado para aqueles que precisam de apoio, ajudando a atenuar os possíveis riscos da inovação.

Dúvidas sobre o PMPI devem ser encaminhadas para o e-mail: agifes@ifes.edu.br.

Inscreva-se: bit.ly/mentoria-em-PI.

Saiba mais sobre os cursos em propriedade intelectual ofertados pelo INPI.

Saiba mais sobre o PMPI.