Comitiva do IFPI visita habitats de inovação do Ifes


Comitiva em visita ao Campus Serra

 

Na última semana, diversos campi do Ifes receberam uma comitiva do Instituto Federal do Piauí (IFPI). O grupo contou com a presença do reitor do IFPI, Paulo Borges Cunha, e outros diretores do instituto nordestino, que visitaram o Estado com interesse em observar as boas práticas realizadas na área de extensão tecnológica pelo Ifes.

Além das visitas, o grupo também se reuniu com o Reitor Jadir Péla para tratar do interesse em criar um acordo de cooperação técnica entre os institutos para compartilhamento de know-how, de processos e fluxos institucionais ligados aos temas de inovação tecnológica.

A comitiva foi acompanhada pelo diretor de extensão tecnológica substituto, Humberto Brotto, e, segundo ele, existe uma grande expectativa de que o acordo de cooperação possa ser assinado até março do próximo ano. 

A visita começou pelo Campus de Alegre onde os visitantes conheceram um modelo de gestão de empresa júnior da conhecida Caparaó Jr, o seu programa de capacitação de produtores e puderam fazer a degustação de cafés no Laboratório de Classificação Física e Sensorial de Café.

No Campus Venda Nova do Imigrante foram apresentados os projetos de pesquisa e extensão que têm parcerias com produtores e empreendimentos locais, nacionais e internacionais, além do desenvolvimento de protótipos de patentes, que tem apoio da Agência de Inovação do Ifes (Agifes).


Em Venda Nova do Imigrante o grupo conheceu diferentes projetos do Ifes

Visita à reitoria do Ifes

 

No dia seguinte, a comitiva conheceu o projeto Cidade da Inovação, nos galpões do IBC, em Vitória. O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo, detalhou informações de todo o planejamento, capacitações, modelos de parcerias público-privadas e a expectativa de termos espaços para o Polo de Inovação de Vitória.

Por fim, visitaram Campus Serra e foram recebidos pelo coordenador da Incubadora do Ifes, Leandro Vianna, e pelo Prof. Francisco Rapchan, coordenador do Núcleo Incubador Serra. Foi apresentado a eles a parceria do Campus Serra com a Associação dos Empresários da Serra e a Prefeitura Municipal no Polo InovaSerra.

A comitiva de representantes do IFPI foi formada por: 

Paulo Borges Cunha, Reitor do Instituto Federal do Piauí;
José Luis de Oliveira Silva – Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação;
Alexandre Sales – Diretor de Relações Empresariais;
Paulo Henrique Gomes Lima – Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional;
Otílio Paulo Silva Neto – Coordenador do Projeto IFPI201

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu