1° Encontro presencial da Incubadora do Ifes debate ações para 2026
O evento fortaleceu o alinhamento estratégico da rede, debateu o planejamento para 2026 e apresentou ações voltadas à internacionalização, certificação Cerne e desenvolvimento dos empreendimentos incubados

Na última quinta-feira (26), a Incubadora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizou o seu primeiro encontro presencial de 2026 no Auditório Cidade da Inovação. O evento reuniu, aproximadamente, 60 participantes, entre coordenadores, servidores, colaboradores e representantes dos Núcleos Incubadores (NIs) distribuídos em diferentes regiões do Espírito Santo. Ao longo do dia, foram debatidos temas estratégicos para o fortalecimento da Rede de Incubadoras, como a expansão dos núcleos, certificação Cerne, internacionalização, além de planejamento de missões, eventos e visitas técnicas previstas para este ano.
A abertura contou com a presença do pró-reitor de Extensão do Ifes, Anderson Bozzetti, e do diretor de Extensão Tecnológica, Lucas Poubel, além de servidores e colaboradores da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). As apresentações e os alinhamentos estratégicos foram conduzidos pelo coordenador sistêmico da Incubadora do Ifes, Felipe Malheiros, e pelo coordenador adjunto, Sandro Nascimento.
Um dos destaques da programação foi o debate sobre o modelo em rede da Incubadora do Ifes, baseado na Resolução do Conselho Superior nº 9/2019. Durante a apresentação, foi reforçado o papel da Incubadora do Ifes, vinculada à Agência de Inovação do Ifes (Agifes), como responsável pela execução do Programa Institucional em Rede de Incubação de Empreendimentos, articulando ações de extensão, pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico e inovação em todo o Estado.
Também foram apresentados dados sobre a expansão dos NIs ao longo dos últimos anos. Em 2026, a rede alcança 17 núcleos ativos, distribuídos em municípios como Serra, Colatina, Vila Velha, Vitória, Guarapari, Linhares, São Mateus, Venda Nova do Imigrante, Aracruz, Cariacica, Santa Teresa e Centro Serrano. Atualmente, a Incubadora do Ifes contabiliza 44 empreendimentos incubados em atividade.
Outro tema de destaque foi a preparação para a certificação de desempenho Cerne 2025, obtida por meio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A reunião apresentou o cronograma para renovação da certificação Cerne 2, em parceria com o Sebrae, prevista para os meses de abril e maio, além da preparação para a certificação Cerne 4, programada para outubro. Também foram debatidos indicadores relacionados às etapas de sensibilização, prospecção, qualificação e graduação dos empreendimentos acompanhados pelos NIs.
A programação incluiu, ainda, a apresentação do segundo ciclo de internacionalização da Incubadora do Ifes, com destaque para o Mestrado Profissional em Inovação de Produtos e Processos, desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. A temática foi apresentada pela coordenadora do Núcleo Incubador de Venda Nova do Imigrante, Zamora Cristina. A iniciativa amplia as oportunidades de formação internacional para startups e empreendedores vinculados à incubadora.
Encerrando a programação, foram apresentadas as missões, eventos e visitas técnicas previstas para 2026. O encontro também reforçou a importância da integração entre os núcleos incubadores e do planejamento conjunto para ampliar o apoio ao empreendedorismo, à inovação e ao desenvolvimento de novos negócios no âmbito do Ifes.





