Indicadores de redes sociais 2024
6.3.5.1 PORTAL AGIFES

agifes.ifes.edu.br
O site oficial foi o ponto central da comunicação institucional, para acesso a notícias, editais e documentos estratégicos. A constante atualização do site assegurou que a comunidade acadêmica e os parceiros tivessem acesso a informações confiáveis e detalhadas.
Ao longo de 2024, a equipe de comunicação da Agência de Inovação do Ifes – Agifes publicou 29 notícias no site oficial. A cobertura das ações, ao longo do ano, envolveu temas como o apoio ao empreendedorismo e a valorização da propriedade intelectual.
Eventos mencionados nas notícias da Agifes ao longo de 2024:
- III Semana da Propriedade Intelectual do Ifes;
- Primeiro Encontro da Incubadora do Ifes (reunião de 15 campi e parceiros)
- ESX 2024;
- 8º Encontro do Programa de Origem Capixaba e Autenticidade Regional (Pocar);
- Segundo Encontro Presencial da Incubadora do Ifes;
- Fórum Origem Capixaba sobre as Indicações Geográficas e Marcas Coletivas capixabas;
- 34ª Conferência Anprotec, com participação do Ifes e discussões sobre ambientes de inovação;
- Cerimônia de graduação de seis empreendimentos incubados no Ifes;
Oportunidades mencionadas nas notícias:
- Inscrições para pré-incubação: capacitação para empreendedores inovadores;
- Inscrições para incubação de empreendimentos;
- Prorrogação das inscrições para capacitação de empreendedores inovadores;
- Mentorias em propriedade intelectual em 2024;
- Processo seletivo de bolsistas de extensão;
- Capacitação gratuita para empreendedores inovadores;
- Cadastro de servidores interessados em colaborar no Programa de Origem Capixaba e Autenticidade Regional (Pocar);
- Adesão ao projeto “Empresa Simulada”;
Conquistas mencionadas nas notícias:
- Publicação da nova Política de Inovação do Ifes;
- Edital de apoio às incubadoras capixabas com Núcleos Incubadores de 15 campi do Ifes;
- Graduação de seis startups pela Incubadora do Ifes;
- Comemoração dos 10 anos de institucionalização do Núcleo Incubador do campus Cachoeiro de Itapemirim;
- Inauguração do Núcleo Incubador de Empreendimento no Ifes campus Cariacica;
- Participação do Ifes no maior evento nacional de sustentabilidade e ESG;
- Destaque do Ifes na 34ª Conferência Anprotec;
- Adesão de 16 campi do Ifes ao Programa de Origem Capixaba e Autenticidade Regional (Pocar);
Além disso, a equipe de comunicação da Agifes publicou e atualizou quatro editais, sendo dois de fluxo contínuo. Editais publicados no site da Agifes em 2024:
- Edital de Pré-Incubação: Capacitação para Empreendedores Inovadores (Edital Proex/Agifes 01/2024);
- Edital de Incubação de Empreendimentos – Fluxo Contínuo (Edital Proex/Agifes 02/2024);
- Edital de Pré-Incubação: Capacitação para Empreendedores Inovadores – Fluxo Contínuo (Edital Proex/Agifes 03/2024);
- Processo Seletivo de Bolsistas de Extensão – Incubadora de Empreendimentos e Agência de Inovação do Ifes (Edital Proex/Agifes 04/2024);
Em 2024, a Agifes fortaleceu sua presença digital, ao fazer-se presente nas principais plataformas de mídias sociais. Com uma estratégia direcionada à divulgação de ações e programas, os resultados alcançados refletem o trabalho desenvolvido ao longo do ano.
6.3.5.2 INSTAGRAM

https://www.instagram.com/agifes/
O Instagram foi o principal canal para interação dinâmica e divulgação rápida. Com publicações em feed, stories e reels, a plataforma destacou eventos institucionais, chamadas para editais, conquistas do Ifes no campo da inovação e boas práticas em propriedade intelectual.
Seguidores | 2.982 |
Novos seguidores | 582 |
Visualizações | 210,1 mil |
Alcance | 63,5 mil |
Interações | 2,3 mil |
Cliques no link | 277 |
Visualização do perfil | 4,5 mil |
Em 2024, o Instagram da Agifes produziu 500 Stories e 155 Posts, com destaque para:

Em 2024, a faixa etária predominante do público foi:

As cidades com maior audiência dos conteúdos em 2024 foram:

Os países com maior audiência dos conteúdos em 2024 foram:

6.3.5.3 LINKEDIN

https://www.linkedin.com/in/agifes/
O LinkedIn se consolidou como um espaço de conexões estratégicas e divulgação de parcerias institucionais. A presença da Agifes nessa rede fortaleceu o relacionamento com empresas, pesquisadores e gestores de inovação.
Impressões | +23.075 |
Usuários alcançados | +3.561 |
Publicações | +63 |
Reações | +860 |
Em 2024, o Linkedin da Agifes produziu 63 publicações, com destaque para:

6.3.5.4 YOUTUBE

https://www.youtube.com/@agifes-agenciadeinovacaodo253
O YouTube funcionou como um repositório de conhecimento e capacitação, oferecendo transmissões ao vivo, vídeos explicativos e gravações de eventos como a Semana da Propriedade Intelectual. Conteúdos sobre empreendedorismo, inovação e orientações sobre propriedade intelectual foram disponibilizados para acesso remoto e contínuo, tornando a plataforma um importante canal de aprendizado.
Inscritos no canal | 798 |
Visualizações | 2.246 mil |
Horas de exibição | 283,3 horas |
Em 2024, o canal da Agifes no YouTube produziu 4 vídeos e 6 transmissões ao vivo, com destaque para:

As cidades com maior audiência dos conteúdos publicado no YouTube, em 2024, foram:

Em 2024, a faixa etária predominante do nosso público foi:

A distribuição de gênero entre os inscritos no canal é a seguinte:

6.3.5.5 FACEBOOK

https://www.youtube.com/@agifes-agenciadeinovacaodo253
Com foco na ampliação de alcance e compartilhamento de informações institucionais, o Facebook foi utilizado para divulgar oportunidades, editais e eventos, atingindo um público mais amplo, incluindo estudantes, professores e parceiros externos. A criação de eventos e a divulgação de conquistas institucionais, como a graduação de startups e novas parcerias dentro do Programa Pocar, reforçaram o impacto da comunicação.
Métricas alcançadas no ano de 2024:
Visualizações | 542 |
Seguidores | 312 |
Alcance | 907 |
Interações | 208 |
Visitas | 180 |
Em 2024, o canal da Agifes produziu 130 fotos e 9 Reels, com destaque para:

Em 2024, a faixa etária predominante do nosso público foi:

As cidades com maior audiência dos nossos conteúdos em 2024 foram:
