Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Incubadora
Início do conteúdo da página

Incubadora

Publicado: Quinta, 18 de Agosto de 2016, 15h16 | Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2019, 15h30

Índice de Artigos

horizontal cor incubadora small

A Incubadora do Ifes é um ambiente organizacional e educacional desenvolvido com a finalidade de oferecer residência temporária e suporte para empreendimentos inovadores (empresas, start-ups, organizações da sociedade civil), proporciona aos empreendedores diversas oportunidades de capacitação, uso e compartilhamento de infraestrutura física, serviços, laboratórios de pesquisa, mentoria e assesoria gerencial, com vistas em promover evolução e consolidação do empreendimento com projetos inovadores para a sociedade.

A incubadora do Ifes encontra-se institucionalizada pela Resolução do Conselho Superior n.º 70/2011, de 08 de dezembro de 2011, que define regras e procedimentos para a organização de Núcleos Incubadores de empreendimentos nos campi, podendo atuar nas áreas de base tecnológica, social e cultural.  

Em suma, a incubadora trabalha de modo sistêmico projetos multidisciplinares através de ações e projetos de ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento de competências empreendedoras e criatividade que atende alunos, servidores e comunidade externa.

O processo de incubação no Ifes poderá ocorrer com empreendimentos de base tecnológica, social e/ou cultural, em 2 (duas) modalidades:

  • Modalidade Residente – Os empreendedores por meio de contrato firmado com a incubadora pode fazer uso de toda infraestrutura física e demais serviços oferecidos pelos Núcleos Incubadores (laboratórios, auditórios, etc);
  • Modalidade Não Residente – O empreendedores possuem vínculo contratual com a incubadora mas não utilizam, ou apenas fazem uso esporádico do espaço físico e serviços proporcionados pelos Núcleos Incubadores. Dessa forma, nessa modalidade o empreendimento não se encontra fisicamente instalado na incubadora, mas deve contar com todo o conjunto de apoio, suporte e processos de incubação oferecidos. Destaca-se que muitas atividades são realizadas por ferramentas de tecnologia de informação e comunicação (TIC) proporcionando a formação à distância.

 

Fim do conteúdo da página