Incubadora do Ifes discute adesão ao projeto “Empresa Simulada” em parceria com Sebrae-MG
Os coordenadores e bolsistas da Incubadora do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) participaram de uma reunião para conhecer o projeto “Empresa Simulada”, apresentado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), na última quarta-feira (13). O encontro teve como objetivo explorar as possibilidades de implementação da metodologia no ensino técnico e superior para promover experiências práticas em empreendedorismo.
Durante a reunião, discutiu-se a adaptação da metodologia para disciplinas específicas do Ifes. Além disso, foi proposta a realização de uma “rodada de negócios simulada” ao final do semestre, onde estudantes apresentariam suas empresas a investidores convidados.
O representante do Sebrae-MG, Thiago Moraes, conduziu a apresentação e destacou que o projeto oferece uma metodologia internacional de aprendizado baseada na prática “learning by doing”. “A ideia é que os estudantes vivenciem todas as etapas de gestão de um negócio, desde a concepção da ideia até a apuração de resultados, em um ambiente simulado que promove o desenvolvimento de competências empreendedoras”, explicou Moraes.
Empresa Simulada
O projeto é realizado por meio de uma plataforma online que permite aos alunos gerenciar empresas fictícias. Durante a experiência, eles criam CNPJs simulados, elaboram estratégias, controlam fluxos de caixa, simulam contratações e realizam transações em um mercado virtual. Professores atuam como sócios facilitadores, acompanhando as decisões dos estudantes, que assumem diferentes funções dentro das empresas.
Saiba mais sobre o programa “Empresa Simulada” pelo canal da Agifes no Youtube.