Campus Cariacica celebra 18 anos com inauguração do Núcleo Incubador de Empreendimento

A iniciativa busca promover a educação profissional, científica e tecnológica, integrando o ensino, a pesquisa e a extensão de forma inovadora.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Cariacica inaugurou, nesta quarta-feira (21), o Núcleo Incubador de Empreendimentos (NIE), uma iniciativa voltada para fomentar o empreendedorismo e a inovação na região, conectando empreendedores de forma inovadora com o ensino, a pesquisa e a extensão do Ifes. O evento de inauguração coincidiu com a celebração do 18º aniversário do Ifes Cariacica e contou com a presença do Pró-reitor de Extensão, Lodovico Ortlieb, a diretora geral do campus, Jocélia Vargas, o coordenador sistêmico da Incubadora do Ifes, Leandro Vianna, e o coordenador do NIE de Cariacica, Erivelto Fioresi, além de estudantes, professores, pesquisadores e empreendedores locais.

O coordenador do NIE de Cariacica, Erivelto Fioresi explicou que o Núcleo Incubador busca conectar-se com a comunidade interna e externa do Ifes, dialogando com as necessidades de diversos entes do ecossistema onde está inserido, promovendo o engajamento de professores, pesquisadores e estudantes, na solução de problemas da sociedade no entorno e no desenvolvimento econômico e social da região.

“Nosso Núcleo Incubador nasce na esteira da construção do Plano de Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação de Cariacica, do qual o Ifes Cariacica participa desde o início das discussões. Assim, como resposta à necessidade de amadurecimento deste ecossistema, o Núcleo Incubador foi criado em janeiro de 2024. E, assim, já temos como meta de curto prazo é, até 2025, incubar de dois a três empreendimentos”, ponderou Erivelto.

Mais informações pelo e-mail: http://incubadora.car@ifes.edu.br

Incubadora do Ifes

A Incubadora do Ifes é um ambiente organizacional e educacional desenvolvido com a finalidade de oferecer residência temporária e suporte para empreendimentos inovadores (empresas, startups, organizações da sociedade civil). Organizada em 15 Núcleos Incubadores e vinculada à Agifes, a Incubadora proporciona aos empreendedores diversas oportunidades de capacitação, uso e compartilhamento de infraestrutura física, serviços, laboratórios de pesquisa, mentoria e assessoria gerencial, visando promover a evolução e consolidação do empreendimento com projetos inovadores para a sociedade.

Mais informações pelo e-mail:incubadora@ifes.edu.br.