IFES é destaque em Edital do MEC voltado às Agências de Inovação
O Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) teve projeto aprovado em 1° lugar no Eixo II, neste 07 de dezembro, no processo seletivo da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação (Setec/MEC). O objetivo do Edital nº 76/2022 foi selecionar propostas de projetos voltados ao fortalecimento e à consolidação de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) ou Agências de Inovação das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
O Diretor de Extensão Tecnológica e Coordenador da Agência de Inovação (Agifes), Humberto Brotto, foi o representante do IFES na submissão do projeto no Eixo I – Desenvolvimento Institucional. Já o projeto no Eixo II – Atuação em rede, com o tema “Arranjo ANIRES – Arranjo de Nits e Agências de Inovação do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo”, foi submetido pela Instituição-Sede: o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), sendo os parceiros: Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/RJ), Instituto Federal Fluminense (IFF) e o IFES.
Segundo Humberto Brotto, o projeto nasceu de um forte desejo de desenvolver estratégias de atuação em rede em cinco instituições de engajamento e bons históricos na seara da inovação e do empreendedorismo no Sudeste, com o intuito de focar na transferência de tecnologia e na resolução de problemas com troca de expertises, com mecanismos de gestão integrada em rede.
“Aprovar a proposta do EIXO I, referente ao INTEGRA, é outra conquista que permite a Agifes e, de maneira geral, o próprio IFES adotar o uso de um sistema para a Gestão da Inovação, que permite acesso à informações de alta relevância, para além do currículo dos servidores e as produções e expertises. Não tenho dúvidas que haverá um avanço na evolução na gestão da informação, relacionando laboratórios e equipamentos disponíveis para a inovação, à vitrine tecnológica de produtos e serviços desenvolvidos no IFRS e disponíveis para transferência e possibilidades de prestação de serviços”, pontuou Humberto Brotto.
Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com o apoio do Instituto Federal do Sul-rio-grandense (IFSul), o Edital também idealiza promover a capacitação de NITs e Agências de Inovação de Instituições da Rede e impulsionar o estabelecimento de ambientes favoráveis à geração de novos negócios, por meio de promoção e fortalecimento da cultura da propriedade intelectual, da transferência tecnológica e do empreendedorismo, entre outros.
Acesse o resultado final do Edital.
Acesse o Edital completo na página da Setec/MEC para mais informações.