Ir direto para menu de acessibilidade.

Serviço Tecnologico

Publicado: Quarta, 24 de Agosto de 2016, 15h34 | Última atualização em Segunda, 02 de Abril de 2018, 11h48

Serviços Tecnológicos:

Os serviços tecnológicos são essenciais ao desenvolvimento dos países, nas suas dimensões econômica, social e ambiental. Inicialmente deve-se considerar que a gama de atividades que podem ser consideradas como serviço tecnológico no Ifes é ampla e horizontal. Para exemplificarmos algumas possibilidades, podemos citar aqueles serviços que podem ser prestados por professores, alunos, técnicos e pesquisadores do Ifes, para organizações externas (empresas, cooperativas, associações) e são baseados no uso e desenvolvimento tecnológico como: metrologia, calibração, ensaios, testes, inspeção, certificação, acreditação, e desenvolvimento de aplicativos. Este são alguns exemplos que denominam grupos específicos de serviços tecnológicos que perpassam sempre pelas competências, infra estrutura laboratorial, e vocação tecnológica em cada campi do Ifes.

As atividades de prestação de serviços tecnológicos no Ifes devem estar voltadas à inovação, ao desenvolvimento tecnológico, à formação profissional, ao aperfeiçoamento humano e difusão de soluções tecnológicas na sociedade/mercado. Desse modo, para alcançar os resultados esperados essa atividade obrigatoriamente precisa ser proposta em formato de projeto/programa junto à Agência de Inovação do Ifes e/ou Fundação de Apoio (FACTO).

Uma tendência, na esfera da atuação dos prestadores dos serviços tecnológicos, é a convergência com outros tipos de serviços, por exemplo, atendimento a um conjunto de normas técnicas e serviços ambientais.

As atividades de serviços tecnológicos podem ser realizadas por instituições de ciência e tecnologia (ICTs) em parceria com organizações (empresas, cooperativas), e como é relevante e significativa a sua interface para o aperfeiçoamento técnico de alunos e bolsistas supervisionados por profissionais capacitados, bem como a pesquisa científica e tecnológica e de inovação, a qualidade de sua articulação é fundamental para o atendimento às demandas concretas dos Arranjos Produtivos Locais, disponibilização de novas soluções no mercado, e o aperfeiçoamento do sistema nacional de inovação.